quinta-feira, 30 de abril de 2009

FINAL DE ÉPOCA, O COSTUME

´Já vem sendo habitual nos finais das épocas surgirem problemas com as competições. Há efectivamente razões para que isso aconteça. Em primeiro lugar porque a justiça não é célere e em segundo lugar os Regulamentos precisam de maior clareza. Quando se organizam as competições devia de haver o cuidado de as preparar de forma a que atempadamente as respostas sejam dadas para que não hajam depois situações dubias e por consequência resolvidas sob o espectro da dúvida. Os Regulamentos e a estrutura no que concerne às questões disciplinares precisam urgentemente de serem actualizados. Porquê que a estrutura dos órgãos disciplinares da Federação não há-de ser profissionalizada para que os processos sejam imediatamente resolvidos? Tem que se mexer em questões de ordem juridica para que isso seja possível? Então vamos embora a isso, porque esperamos para que isso aconteça? É melhor as sub-series da série C estar a espera de uma resolução, o que pode vir a causar alguns acertos de última hora prejudicando terceiros? Claro que estou a referir-me ao campeonato da III divisão nacional.

terça-feira, 28 de abril de 2009

O FUTEBOL EM TRANSFORMAÇÃO IV

Esta análise do futebol em transformação tem pano para mangas. Todos os dias vão surgindo ideias e acontecimentos, tanto a nível nacional como internacional, que de facto faz-nos pensar porquê que isso acontece. Eu creio que tenho uma explicação para o efeito, pois todos sabemos que o futebol tornou-se numa poderosa actividade económica (há quem lhe chame industria, mas repugna-me esse termo já que industria tem a ver com o industrial; transformação da matéria prima)e portanto essa apetência para gerar receitas trouxe para o futebol muita gente com o objectivo de usufruir desse facto o que foi e continua a ser, digamos, a descaracterização do futebol, pois a paixão pelo clube tem vindo a diluir-se e com efeitos naturalmente negativos para todos mas obviamente com grande incidência nos pequenos clubes. Quem se der ao trabalho de ler este apontamento, dirá, que este pensamento ou esta ideia está desajustada na medida em que o Poder Económico não se preocupa com os pequenos clubes e portanto sabendo eu que essa ideia pode prevalecer em alguns, digo para atentarem naquilo que frequentemente se diz, ou seja, quando se afirma que no futebol há corrupção esta afirmação é generalizada e não exclui quem quer que seja; quando surgiram as SAD também alguns clubes pequenos foram absorvidos por essa onda de entusiasmo como se as SAD resolvessem os problemas dos clubes por inteiro; os regulamentos da Federação e das Associações apontam todos numa perspectiva economicista com multas e juros, como se de uma actividade meramente comercial se se tratasse; alteram-se os Quadros Competitivos sempre na base do problema económico; criaram-se estatutos para treinadores e mesmo jogadores que actuam nos Quadros do Futebol Amador como se de verdadeiros profissionais se se tratassem; o Regulamento de Licenciamento dos Clubes é mais uma prova da mudança do futebol, pois este Regulamento pretende certificar o futebol e surge na sequência de uma decisão da UEFA. É um regulamento complexo, cujo as regras é mais uma demonstração plena da influência económica/financeira no futebol que levado às últimas consequências a partir da próxima época não haverá, sobretudo, os Campeonatos Nacionais da II e III divisões. Estes são alguns dos exemplos que me dão totalmente razão quando afirmo e comprovo, portanto, que o FUTEBOL EM MUDANÇA tem todo ele una perspectiva económica/financeira e portanto nada de acordo com uma perspectiva de um fenómeno de massas e pelo menos, não digo o de alta competição porque esse os meios e os incentivos desde há muito que estão apropriados pela alta finança, mas o futebol amador ou dos pobres, esse devia estar defendido até como suporte de uma crise que mais tarde ou mais cedo vai eclodir no futebol profissional e a nível internacional.

PENSAMENTO XI

FALAR SOBRE ALGO SEM CONHECIMENTO É IMPERDOÁVEL E PODE REVELAR MAU CARACTER. TER OPINIÃO É CORRECTO E SAUDÁVEL, MAS QUANDO SE AFIRMA O QUE NÃO SE SABE, ENTÃO É MALICIOSO E REVELADOR DO CARACTER

sábado, 25 de abril de 2009

O FUTEBOL EM TRANSFORMAÇÃO III

A ambição do homem, costuma-se dizer, não tem limites. O futebol e o desporto, de certo modo têm sido vitimas de ambições desmedidas, muito embora essas ambições nalguns casos tenham promovido algumas instituições que sairam do anonimato mercê da ambição. A ambição não é defeito desde que moderada e à medida da dimensão de cada um sem excessos e sem demagogias. No entanto nem sempre é possível conciliar estas ambições desmesuradas com a realidade por força da competitividade a que os clubes estão sujeitos. Pede-se constantemente a diminuição dos impostos para as Empresas e outras organizações e ao futebol é exigido cada vez mais regras castradoras que põem em causa a existência de muitos clubes, sem que haja um estudo profundo sobre o peso que a actividade tem na economia do País. Alguém, com condições e de uma forma sábia, já fez um estudo acerca de quantos cidadãos ganham a sua vida nesta actividade ? Qual o peso que o futebol tem na economia portuguesa, alguém sabe ? Penso, que o futebol, os organismos que o dirigem, deviam ter esse tipo de preocupação na medida em que podiam demonstrar com eficácia a importância do mesmo, tanto no plano económico como no plano social. Estes estudos ou estes conhecimentos serviriam para combater alguns que mais não fazem do que pôr em causa a modalidade rainha do desporto mundial. Mas enquanto os Programas de Televisão, Rádio e os Jornais continuarem a discutir os penaltis do BENFICA, SPORTING E PORTO e não houver alguém ou a estrutura que REPENSE o futebol, os clubes portugueses continuam a agonizar e a sair de cena. Não é pois com medidas já conhecidas que vamos a algum lado, isso é chutar para o lado e assistirmos impávidos e serenos ao declinio dos clubes e do futebol. O FUTEBOL EM MUDANÇA É ISTO MESMO: mais dificuldades, mais impostos, mais regras que simultâneamente acarretam mais despesas, enfim ... Não acredito, contudo, no colapso final.

25 DE ABRIL SEMPRE. VIVA O 25 DE ABRIL!

Vivi o 25 de ABRIL com grande intensidade, como vivo com grande intensidade tudo do que gosto ou faço. Melhorámos muito, mas também falta realizar muita coisa, sobretudo mentalidades e mentes e só uma mente sã é válida e merece o 25 de Abril e a Liberdade. VIVA A LIBERDADE! VIVA O 25 DE ABRIL! VIVA A TODOS OS QUE CONTRIBUIRAM PARA ESTE DIA MEMORÁVEL !

PENSAMENTO X

Quem nada faz e não tem capacidade para tal, é evidente que é mal dizente. É óbvio, ou não ?

sexta-feira, 24 de abril de 2009

O FUTEBOL EM MUDANÇA II

Uma das razões apontada para a alteração dos QUADROS COMPETITIVOS, dizem as Associações e a Federação, é o problema financeiro. O Clube Futebol Benfica tem manifestado posição contrária às alterações preconizadas porque entende que esta não é a solução ideal nem para os clubes nem para o futebol nacional.É óbvio que o futebol atravessa um mau momento em termos económicos. A esta situação não é alheia a debilidade financeira dos clubes portugueses, que se manifestou desde que o futebol despontou em Portugal, iniciando-se sob a forma de amadorismo, mas evoluindo ao longo dos tempos, primeiro para uma fase semi-amadora ou semi-profissional e na década de 60, sem as incidências de hoje, começou a desbravar o caminho do profissionalismo. As regras foram-se aperfeiçoando, a exigência também se reforçou, os clubes foram descobrindo receitas, mas chegou-se a uma fase em que é preciso repensar o futebol em Portugal. Com isto não quero dizer que o futebol tenha que acabar, isso não é possível porque a dimensão atingida jamais consentirá que isso aconteça. O Mundo mudou é um facto como mudaram lógicamente as regras e a vida das sociedades, por isso vai-se menos ao futebol, ao hóquei, ao basquetebol, ao andebol e na mesma medida vai-se também menos ao cinema, ao teatro, enfim e a outros espectáculos que outrora enchiam salas e recintos. ESTA É A REALIDADE e o resto, bilhetes caros, fracos espectáculos, arbitragens de pouco nível, é CONVERSA e FALHADA. Em 1884, quando os irmãos Pinto Basto, que estudavam em Londres chegaram a Portugal com uma bola e se realizou o primeiro jogo em Cascais, num ápice o futebol ganhou dimensão e os passeios domingueiros que o povo tinha como preferência na Avenida da Liberdade, onde as donzelas desfilavam com os trajos da época, passou para segundo plano e rápidamente o jogo passou a ter um peso significativo na sociedade de então. Foi pois obra dos homens daquela altura a projecção que este desporto atingiu, por isso creio que hoje é exigivel aos homens de agora imaginação de forma a continuar a promover o futebol e não criar regras e condições para que este se auto-destrua.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O FUTEBOL EM TRANSFORMAÇÃO

Confesso sinceramente, apesar dos muitos anos que tenho de futebol e sempre em permanente intervenção, que se me pedissem uma opinião quanto ao futuro do futebol, em Portugal, que teria ou tenho dificuldade em dizer o que é que pode acontecer, tanto a curto prazo como a médio prazo. Ninguém de bom censo pode emitir uma opinião válida acerca do futuro da modalidade. O que se sabe é que muita coisa alterou-se nestes últimos tempos e que a legislação que aos poucos vem para cima da mesa visa alterar profundamente as relações entre clubes, Poder, Associações, Federação. O Licenciamento a que os clubes vão estar sujeitos,constitui para estes dificuldades acrescidas hà já existentes, sobretudo aqueles de recursos diminutos e são obviamente a grande maioria deles, é um sinal dos tempos. Já anteriormente, eu dizia que um verdadeiro dirigente desportivo, para além da sua profunda ligação ao clube tinha que ter conhecimentos básicos ou sensibilidade para dois vectores importantes na organização de um clube: gestão e conhecimentos juridicos. Quer isto dizer que cada vez mais o conhecimento técnico é necessário, o que obriga os clubes a terem dirigentes com conhecimentos abrangentes ou contratar profissionais com habilitação necessária para o efeito. Disso não tenhamos dúvidas. Também ninguém deve ter dúvidas que esta realidade torna cada vez mais dificil a vida aos clubes, na medida em que os encargos crescem e as receitas não acompanham as despesas, sendo certo também - é precisamente isso que acontece presentemente - que os clubes estão a perder associados e portanto o futebol e o desporto em geral, popular como é, devia ter regras simples e populares, mas infelizmente isso não se verifica, antes pelo contrário, em vez do simplex aplica-se o complex e por isso eu digo que ninguém pode dizer qual o futuro do futebol e do desporto. O momento presente identifica-se por dificuldades e de futuro imprevisivel,para os de menores recursos,que sendo importantes na contextura do desporto nacional,encontram cada vez mais dificuldades nas suas actividades.

sábado, 18 de abril de 2009

PENSAMENTO IX

A Solidariedade quando existe, manifesta-se. É uma atitude fraternal e de amizade.

MENSAGEM DE MANO SILVA - EM RESPOSTA AO MEU ACTO DE SOLIDARIEDADE

Obrigado amigão somos ambos pertença do clube dos que sabem o que querem que é fazer bem aos outros. ABRAÇO - MANO SILVA (Esta é uma mensagem recebida do Mano Silva, via telefone.)

sexta-feira, 17 de abril de 2009

SOLIDARIEDADE PARA UM AMIGO

A solidariedade para mim não é uma palavra sem significado. Encerra motivos de grande afecto, de compreensão e de grande e profunda amizade. O meu amigo MANO SILVA, Presidente do União Ericeirense, passa nesta altura por um momento de grande dificuldade, fruto da sua verticalidade, honradez e de compromisso da sua palavra. Hipotecou por estes motivos, quase a sua vida, e digo quase porque sou daqueles que acredito que esta onda de solidariedade que o abraça vai resultar. Não acredito que apesar de vivermos numa sociedade cujo valores se alteraram com o tempo e foram-se diluindo até á exaustão, não encontre solução para resolver um problema deste homem que tem dado tudo de si em prol da comunidade que o rodeia. MANO SILVA, é um homem dedicado, solidário, amigo do seu amigo, um verdadeiro dinossauro do associativismo, daqueles que trabalha com um unico objectivo sem olhar para as luzes da ribalta, porque essas são para aqueles que procuram a iluminação sem fazerem algo de concreto e que não se dedicam a causas tão importantes como o fez e continuará a fazer MANO SILVA. Conheço MANO SILVA há mais de 20 anos, sempre nos tratámos com grande amizade e respeito, temos conversado muito sobre as dificuldades dos nossos clubes, sobre as injustiças que por vezes sofremos, sobre a malidicência que muitas vezes somos vitimas, enfim sobre tudo o que faz parte da vida de um dirigente com a nossa estirpe de bem fazer em prol dos outros e tantas vezes incompreendidos e mal tratados por imbecis que desconhecem o que é ser voluntário, solidário e militante de causas sociais. Por tudo isto quero aqui deixar um grande abraço de solidariedade ao MANO SILVA com a esperança que tudo se resolva para bem dele e da familia e até do Ericeirense e da população dessa bonita Vila.

PENSAMENTO VIII

QUANDO SE COMETE ERROS E PRETENDE-SE EMENDAR, COM DESCULPAS, NÃO RESULTA. O MELHOR É EFECTIVAMENTE ALTERAR O CONTEUDO

QUERERÃO TAPAR O SOL COM UMA PENEIRA

A Associação de Futebol de Lisboa, marcou uma reunião com os clubes da II e III Divisões para o dia 21 do corrente, na sequência da reunião de 19 de Março último, com a FPF, sobre o tema os QUADROS COMPETITIVOS. PERGUNTO: para quê? Então, esta mesma Associação que foi uma das três que votou e fez parte do Grupo de Trabalho que acabou com a III Divisão sem falar com os seus filiados o que é que tem para nos dizer? Que nos atraiçoou? Claro que vou lá estar e com toda a minha pujança.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

HÁ COISAS QUE NÃO TÊM EXPLICAÇÃO

Vejam bem a expressão que estes senhores arranjaram, como pretexto para dizerem que não acabaram com a III Divisão Nacional: Campeonato Nacional da III Divisão Pró-Nacional de âmbito Distrital/Regional. Tenho dificuldade em perceber esta designação, por dois motivos: O primeiro pelo facto do português não me parecer muito correcto e o segundo porque os senhores que mal trataram o futebol português, ao determinarem a extinção da III Divisão Nacional julgam que estão a falar para gente obtusa. Todos nós percebemos que se trata de uma mistificação este novo campeonato, por isso eu pergunto: O que é isso de Campeonato Nacional da III Divisão Pró-Nacional de âmbito Distrital/Regional? Que raio de coisa é esta Campeonato Nacional Pró-Nacional? Tenha-se coragem e chame-se os bois pelos nomes, como o povo diz: Campeonato Regional - Divisão de Honra ou I Divisão Regional, já existentes, como é sabido e que dá acesso presentemente à III Divisão Nacional, isto sim é que é correcto. O incrivel disto tudo é ouvir da boca de pessoas com responsabilidades no futebol e licenciadas dizerem asneiras deste quilate. Por amor de Deus, pelo menos tenham pena de mim, que ainda não há muito tempo fui operado ao coração.

terça-feira, 14 de abril de 2009

PENSAMENTO VII

Podemos ter os cursos todos mas não sabemos tudo de certeza, mesmo que os cursos sejam sobre a matéria em discussão

FIQUEI COM ALGUMAS DUVIDAS ...

Nas habituais passagens que faço pelos canais de televisão assisti ao Programa "DIA SEGUINTE",onde o seleccionador nacional, CARLOS QUEIROZ, expunha as suas ideias, aos comentadores residentes, Guilherme Aguiar, Dias Ferreira e Silvio Cervantes, acerca da selecção e do futebol nacional. É evidente que o professor tem razão em muitas das suas observações, sobretudo quando fala em TALIBANS, é um facto. O futebol português está infiltrado deles e ainda por cima usufruem de mordomias que causam inveja a muitos verdadeiramente profissionais, de profissões dignas, que mal ganham para se sustentarem, mas, como dizia Carlos Queiroz, aqueles que nunca pisaram um relvado, que nunca entraram numa cabine de futebol, que não têm experiência no dirigismo, são esses efectivamente que falam e dão ideias acerca do futebol. Com isto concordei em absoluto, pois há muito que emito essa opinião. Já fiquei com algumas dúvidas quando Carlos Queiroz se debruçou ao deleve, é certo, à organização do futebol, sobretudo quando se referia aos Quadros Competitivos. Aqui cheirou-me a esturro e pareceu-me que a ideia subjacente visava apenas a Selecção Nacional, isto é, toda a organização do futebol português passaria a estar programada para servir a Selecção. Quase aposto que os clubes e nomeadamente os de segunda linha passariam para 2º plano, o que obviamente é profundamento errado, pois o futebol e a sua dinamização faz-se com a extensão do mesmo e não com o constrangimento da actividade e é precisamente isto que eu li nas entrelinhas, por isso fiquei preocupado e ao mesmo tempo com a sensação que algo está a ser preparado e mais uma vez nas costas dos agentes do futebol que são todos aqueles que devido à sua militância mantêm de pé ainda o interesse da modalidade. É a minha percepção por tudo o que vai acontecendo no futebol em Portugal.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

PENSAMENTO VI

Quando penso é no sentido de descobrir, de questionar, de questionar-me a mim próprio. Ao pensar tento perceber novas coisas.

domingo, 12 de abril de 2009

UM FIM DE SEMANA EMPOLGANTE

Foi um fim de semana empolgante e prestigiante. Este é o comentário que é devido. O Futebol Benfica esteve em sete frentes, com jogos à mesma hora, o que significa que só com organização foi possível levar a bom termo estas jornadas de Torneios da Páscoa de 2009. A logistica foi enorme, mas tudo correu bem e desportivamente o saldo foi positivo. Socialmente estivemos nos pincaros. Conquistámos 3 troféus de disciplina, sendo que em duas frentes esses troféus não estavam em disputa, pelo que tivemos, digamos assim, um aproveitamento de 60% na disputa deste troféu. Em Castro Daire, por exemplo, se houvesse a atribuição desse prémio ele viria decidamente para as nossas cores. Enviámos uma comitiva que nos representou com grande dignidade, apresentando-se como deve ser em toda a linha. Com estes Torneios a decorrer e com um jogo importante para o campeonato nacional da III DIVISÃO a realizar-se no nosso campo, o envolvimento de toda a estrutura do clube, respondeu a 100%. Também aqui e como habitualmente sempre que se joga com uma equipa da Madeira, há sempre um director de serviço para receber no aeroporto a comitiva que nos visita, é uma questão de ética, que mais uma vez aconteceu e portanto esta atenção traduz também prestigio e amizade que obviamente nos catapulta para um patamar de grande consideração e estima que nos é dispensado sempre que vamos lá jogar. Disse que a logistica foi enorme e disse a verdade, mas verdade também é dizer-se que só a disponibilidade de alguns familiares, sobretudo pais dos atletas, foi e é possível levar a cabo todos os fins de semana acções desta natureza. Agora foram os Torneios, durante o ano são os campeonatos. Mas esta vertente, permitam-me que destaque, é importante, ou seja, o facto dos pais acompanharem os seus filhos representa preocupação na educação dos mesmos, mas tem também outra importante razão que é o facto de ocasionar convivio e socialização, factores que não podem ser escomateados de forma alguma, tal é a importância que estes aspectos têm no desenvolvimento educacional dos nossos jovens. O clube também existe para isto. Empenhamento, preocupação, sacrificio, envolvimento, enfim ... tudo isto aconteceu e vai voltar a acontecer já no próximo fim de semana, de certeza

sexta-feira, 10 de abril de 2009

PENSAMENTO V

Quando escrevo aprendo e fortaleço-me em várias áreas

A NOSSA LINGUA

Desde sempre a nossa lingua sofreu as incursões da lingua inglesa, sobretudo. Pode haver e há, palavras que não têm tradução, mas a nossa lingua é rica e diversificada e não existe razão nenhuma para esta invasão de palavras no nosso vocabulário. Lamentávelmente muitos dos órgãos de comunicação substituem vocábulos da nossa lingua por expressões inglesas ou francesas. É com muita frequência que se ouve ou vê-se nas televisões, rádios ou jornais, expressões como: baby, baby-sitter, background, bacon, affair, airbag, gentleman, glamour, cash, chek-in, chek-up, dancing, download, ou mail, para além das frases idiomáticas que surgem também com alguma frequência. Porquê que em vez de se escrever cash, não se escreve dinheiro; em vez de bacon- toucinho fumado; em vez de gentleman- cavalheiro; em vez de chek up - exame geral; em vez de airbag - almofada de ar, bem estes são alguns exemplos, mas a coisa piora quando aparecem as frases idiomáticas (frases feitas em inglês,principalmente). Saber a tradução destas e de outras palavras é efectivamente uma questão de cultura, de saber, de conhecimento, mas pergunto, quantos portugueses conseguem decifrar estas palavras? E porque razão, os nossos pseudo-intelectuais usam estas expressões? É para demonstrar que sabem ou é apenas para serem diferentes? Pois esta reflexão, da traição à nossa lingua, resultou de uma troca de impressões com um amigo e antigo atleta do Futebol Benfica, que vive no Canadá e dizia-me, com grande propriedade, que os emigrantes defendem melhor a nossa lingua portuguesa do que aqueles que vivem cá. Naturalmente que o Tó Carreira que vem a Portugal uma ou duas vezes por ano apercebe-se com facilidade desta incursão de palavras no nosso léxico. Eis aqui uma opinião que se encaixa perfeitamente naquilo que penso de há muito. É bom que tenhamos este facto em atenção porque se não qualquer dia estamos todos a falar uma lingua desconhecida que não é reconhecida em nenhum forum internacional, tal é avalanche de palavras de outras nacionalidades (muitas) com que nos defrontamos todos os dias.

PENSAMENTO IV

O valor das coisas é connosco. A cada coisa cada um atribui o seu valor. Nada é igual para todos.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

UM FIM DE SEMANA IGUAL AOS OUTROS MAS ESPECIAL

Neste fim de semana vão estar em actividade, tal como acontece habitualmente, todas as equipas do futebol juvenil do clube. Contudo este é um fim de semana especial em que não há competição oficial devido á época Pascal e portanto os Torneios particulares substituem com muita força as competições federativas e associativas e em força estão também as nossas equipas. Duas equipas de Escolas, duas equipas de Infantis, os Iniciados, os Juvenis, os Juniores, vão estar em competição, ora isto representa naturalmente prestigio. De destacar o convite que recebemos de Castro Daire para onde vai viajar uma das equipas mais jovens do clube, Infantis, que tem a responsabilidade de bem longe representar dignamente o nosso clube, sobretudo no aspecto social, caracteristica que é apanágio das nossas representações. Provavelmente muitos desconhecem o trabalho e o esforço desenvolvido para esta dinâmica que é necessária em questões logisticas levar a cabo. Damaia, Linda-a-Velha, Campo Ourique, Camarate, Fonte Grada (Torres Vedras) e Castro Daire, vão ser centros de atenção para nós, que desejamos acima de tudo postura e comportamento social na mesma linha do prestigio que é demonstrado pelos convites recebidos. Aos treinadores e seccionistas e também aos pais dos atletas que sacrificaram estes dias de descanso em favor dos compromissos assumidos pelo Clube um cumprimento especial, pois é evidente que só a disponibilidade de cada um, neste tempo de férias, foi possível uma representação tão alargada quanto esta. Uma palavra mais, este é um trabalho que valoriza o Clube e os atletas, estas acções são importantes para o crescimento e o desenvolvimento dos nossos miudos é preciso pois que todos entendam estas acções como proveitosas.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

PENSAMENTO III

Quando deixar de pensar deixo de existir, porque pensar faz parte da minha essência e cultiva-me o espírito. Aprendo sempre ao pensar, porque pensar é questionar, é analisar,é aprofundar, é racicionar, é reflectir, é ter ideia. Gosto de pensar. Pensar é aliciante, é motivador, é evolução. Não sou verdadeiramente um pensador, mas sou alguém que procura desbravar coisas novas.

terça-feira, 7 de abril de 2009

PENSAMENTO II

Quando me pedirem uma opinião, só a dou se achar que ela é construtiva. Não sirvo para destruir, para isso qualquer um serve, basta apenas que seja essa a sua formação.

CONFIANÇA-FORÇA-BRAVURA

No dia 26 de Março p.p. escrevi neste meu blog um artigo com o seguinte título: "CONFIANÇA PARA A 2ª FASE". Dizia nesse escrito que tinha estado na cabine a falar com os jogadores e senti da parte destes muita confiança e entusiasmo na consecussão do objectivo primordial que é a manutenção na III Divisão Nacional. Acompanhei de perto toda a preparação da equipa, demonstrando confiança nas capacidades de cada um, transmiti entusiasmo, força e ao mesmo tempo ia responsabilizando o colectivo para a importância do jogo em Elvas. Ganhámos o jogo em Elvas, com uma grande exibição, note-se. Ganhámos o jogo com grande concentração. Ganhámos o jogo evidenciando grande organização táctica. Ganhámos o jogo jogando bem e com grande entusiasmo. Ora bem, tudo isto pede-se que esteja presente no próximo jogo, porque o facto de termos ganho uma batalha ainda não ganhámos a guerra. Eu vou estar ao lado dos atletas, mais intensamente, como fiz nestas duas semanas, porque tenho a certeza que é com trabalho, com dedicação e com carinho que se constroi um grupo ... uma equipa ... e se obtêm resultados. É assim que eu sei estar. Aproveito, entretanto,para persuadir todos pela onda de entusiasmo com o excelente resultado obtido em Elvas, obviamente que moraliza, que entusiasma, mas não pode nem deve ser factor de excessos na justa medida em que as consequências podem ser nefastas. Vamos a isto malta, com CONFIANÇA, com FORÇA, com BRAVURA. Toda a Direcção está convosco.

domingo, 5 de abril de 2009

PENSAMENTO

Nada me leva mais longe do que a solidariedade e a amizade. Estas duas virtudes completam-se e torna-nos mais ricos espiritualmente. Inimigos não tenho porque não os conheço. Não os desprezo porque não os conheço. Só tem inimigos quem presta atenção a gente de papel descartável.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

ACABA-SE COM O FUTEBOL OU DINAMIZA-SE O FUTEBOL ?!

Hoje surpreendeu-me uma noticia, que dizia que havia clubes a mais, não sei quem a difundiu nem quem emitiu tal opinião, mas suponho que esta noticia só pode ser veiculada por alguém que pouco ou nada percebe de futebol ou ainda que tem ódio ao futebol. Esta afirmação a ser verdade, é de uma ignorância total acerca da modalidade, ou seja, enquanto as outras modalidades lutam com falta de praticantes alguém se lembrou de dizer tamanho disparate, provavelmente falou para não estar calado. Os clubes ao longo destes últimos 30/40 dinamizaram-se, evoluiram, criaram melhores condições e agora aparecem ou apareceram por aí uns "doutores" do futebol que se lembram de deitar umas baboseiras pela boca fora. Creio que quem debitou tal asneira está longe da realidade. Eu apanhei esta discussão no ar, num café, em que a divisão acerca da ideia dava o moto a uma discussão exacerbada. Não participei na mesma, embora a ânsia e o desejo me impulsionasse mas venceu a resistência porque não conhecia as pessoas e podia ser mal aceite a minha intromissão. Pois a verdade é que ninguém tinha pedido a minha ajuda e penso que decidi bem, não participei. Todavia, este facto deixou-me apreensivo quanto ao futuro do futebol e a consequência que esta ideia pode arrastar. Muitas pessoas, até comentadores, falam sem conhecerem verdadeiramente os problemas reais dos clubes e se percebermos que entre estes existem clubes de várias grandezas logo é fácil admitir que a vastidade das situações são muitas. No meio desta complexidade é evidente que existem dificuldades para aqueles que são considerados mais pequenos. É evidente que a dimensão dos nossos clubes está em consonância com a dimensão do País, mas mesmo aqueles que estando agora num patamar superior em termos competitivos não deixam de ser iguais aqueles que andam cá por baixo, com a excepção óbvia de apenas 6 ou 7 que militam na I Liga. Esta é a realidade do futebol nacional, não d'agora mas desde sempre, por isso se alguém acordou agora é porque não tem andado cá pelo burgo ou então chegou neste momento ao futebol. Dizer que há clubes a mais é evidentemente uma fraqueza de análise e falta de perspectiva quanto ao peso e a força que o futebol tem, a não ser que alguém pense que o futebol profissional pode viver sem o futebol amador, se assim é, sejamos nós os homens do futebol a não deixar que esta ideia vingue, por razões várias, primeiro pelo próprio futebol, mas também porque são os clubes de futebol que produzem convivio, cultura, recreação e desporto nas várias vertentes. Enquanto o futebol estiver entregue a gente que veio de outras áreas, nunca pisaram um campo de futebol, não conhecem as regras, não têm o cheiro da cabine, não conhecem regulamentos é portanto natural que defendam coisas que não têm nada a ver com a modalidade, ou seja, os interesses são outros. Mas enfim ... é mais uma originalidade à portuguesa.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

A MINHA INSPIRAÇÃO DE HOJE

A minha inspiração, hoje, não está muito virada para as coisas do futebol. Talvez o facto da selecção de futebol se encontrar longe do Mundial da África do Sul, seja o responsável desta desinspiração. Mas, este vicio de escrever, sendo ou não lido ou apreciado o que escrevo, pouco importa para a minha felicidade pessoal essa questão,todavia serve para libertar-me o espírito e desintoxicar-me também. O que me rodeia, está de tal maneira conspurcado que não vale a pena chatear-me com discussões mais ou menos futeis. Mas não posso ficar indiferente quando ouço dizer que são todos iguais quando se referem aos políticos ou que o melhor é não votar, penso de imediato naqueles Países que são governados por quem tem as armas, ou seja, milicias que dominam, que assassinam, que sacaeiam, enfim ... onde a ordem não existe e a lei é coisa desconhecida. Ora, é para aí que podemos caminhar se estas opiniões continuarem a prevalecer e portanto neste dia de desinspiração no que ao futebol diz respeito não dei por inutil este alerta para aquilo que às vezes se vai ouvindo e ganhando alguma consistência, infelizmente. Eu votarei sempre!