quarta-feira, 28 de julho de 2010

CONVITE

A VILA VENTURA PERFAZ 100 ANOS DE EXISTÊNCIA NA PRÓXIMA 6ª FEIRA
A ALEXANDRA, lutadora indomável desta causa das Vilas, organizou uma Festa/Convivio para comemorar esta data.
O CLUBE FUTEBOL BENFICA, disponibilizou a ESCOLA ANTONIO MARIA DOS SANTOS para levar a efeito a comemoração que pelo que já sei será um belo momento de confraternização e cultura, por isso aqui deixo O MEU APELO Á POPULAÇÃO: PARTICIPE
6ª FEIRA - 21H00 - LÁ ESTAREMOS E ESPERAMOS POR SI

terça-feira, 27 de julho de 2010

PALAVRAS SOLTAS (5)

A INGRATIDÃO É SEMPRE UMA FORMA DE FRAQUEZA. NUNCA VI HOMENS HÁBEIS SEREM INGRATOS "GOETHE"
De vez em quando há seres humanos que nos fazem olhar para os animais domésticos com muito carinho e reconhecer nestes uma fidelidade que os mamiferos humanos fracos e muito pouco hábeis não conseguem nem demonstrar nem têm honestidade, pelo menos intelectual, para perceberem o bem que outros lhes fizeram.
Uma carta recebida... estupida, incoerente, mentirosa, que não me envolve directamente mas que me magoa e um recado de alguém que se olhasse para trás e visionasse bem o seu passado teria vergonha de existir. São efectivamente dois seres humanos, se algum dia calhar passar por eles, não os desprezo, mas ignoro-os, é a melhor forma de demonstrar a minha grandeza.

JUNTAMOS OS FACTOS - RETIRE-SE CONCLUSÕES

A vida vive-se percorrendo caminhos ou vias que escolhemos. Há quem escolha a via da dignidade, do bem e da verdade, mas há também quem escolha o oposto a tudo isto. Ao longo da minha vida, do percurso já percorrido, vi fortunas dizimadas, vi grandes empresas encerrarem a actividade. Vi de tudo um pouco no campo cientifico, no campo económico, no campo político, no campo social, no campo individual. Tudo isto tem acontecido ao longo dos séculos. É normal. A vida também não é imutável, por isso é feita de tudo isto, de contradições, de progresso, de recuos, etc.
No campo desportivo, sobretudo no futebol, chegámos à conclusão que nada é diferente do que sucede nos campos atrás referidos. Todavia podemos estabelecer aqui uma relação entre o que acontece na sociedade, por assim dizer, e o que acontece, também na sociedade, mas numa actividade especifica como é o futebol.
Uma casta de gente apoderou-se daquilo que é hoje na sociedade dita moderna, o mais poderoso movimento de massas. Mesmo aqueles que gostam e vão ao futebol todos os dias, contribuiram e contribuem para que assim seja, é certo de forma involuntária, mas a verdade é que assim é. Obviamente que se não fosse este um espectáculo de massas que não haveriam tantos abutres à volta do mesmo. Não é o bilhete que cada um paga, mesmo por muito caro que seja, que sustenta todo o espectáculo. É um erro tremendo pensar-se assim. As receitas provêm da Publicidade e de tudo o que a este vector económico está associado. São portanto os grandes poderes económicos que determinam e mandam nos clubes, nos treinadores e às vezes até fabricam resultados, quando não alteram regulamentos há última da hora para beneficiar o que mais interesse tem no momento. É claro que a malta discute, barafusta, mas o âmago de tudo isto esconde-se por detrás de interesses poderosos que manipulam as peças do tabuleiro, que são aqueles que estão no terreno e dão corpo a uma estrutura que age e que actua por força de uma série de regras que não se conhece o autor porque este não existe de per si, no fundo é uma conjugação de uma série vasta de interesses que decide e define.
É assim na política, é assim nas grandes organizações e é assim no poderoso futebol e voltando ao principio deste escrito "A vida vive-se percorrendo caminhos ou vias que escolhemos" , falta acrescentar que não devemos viver sem observarmos o que nos rodeia e ao mesmo tempo retirando conclusões a todo o momento. Compreende-se melhor a nossa acção neste mundo complexo da vida humana, mas sem dúvida fascinante

domingo, 25 de julho de 2010

PALAVRAS SOLTAS (4)

É PARA ISTO QUE QUEREMOS CAMINHAR?
Hoje, domingo, verão, dia de lazer, não há muito por dizer, ou melhor: até agora nada aconteceu, todavia, nada me impede de reflectir sobre o que ouço ou me rodeia. Na televisão discute-se, comenta-se e um senhor doutor, ainda jovem, diz que já nasceu depois do 25 de Abril de 74 mas é da opinião que se deve mudar a Constituição porque o Mundo mudou. Frase lapidar a deste senhor doutor. Não me admira que assim seja, ele que pouco conhece da realidade do antes do 25 de Abril, do alto do seu douto saber, proclama o fim do Estado Social. Senti tristeza ao ouvir isto da boca de alguém ainda jovem. Bem colocado na vida, que não se importa com os outros, revela que o Mundo, se ele e outros pudessem, regressava ao passado, isto é, seria um Mundo desregrado, em que os direitos de uns seriam superiores aos outros, em que a sociedade teria seres superiores e inferiores. O Mundo mudou sim senhor, mas quando terminou a II GRANDE GUERRA MUNDIAL. Ai foi o ponto de viragem, foi quando os povos se organizaram e criaram condições para uma vida melhor, os Estados assumiram as suas funções alterando significativamente a estrutura social mundial. E quando hoje se diz que o Mundo mudou procura-se sensibilizar para o regresso a um passado não muito distante que alguns pensam ser possível. Estes usurpadores da riqueza não conseguem perceber que desigualdade é igual a exclusão ... e não digo mais. Mas pergunto para que serve o Estado?

sexta-feira, 23 de julho de 2010

OS FEUDOS AINDA EXISTEM

PORTUGAL mais parece um feudo de uns quantos do que uma democracia do século XXI. As discussões que hoje se fazem nos mais importantes órgãos da comunicação social é abundante, mas são mais do mesmo. Os comentadores, alguns ressuscitados, como é "exemplarmente" o Sr. Marques Mendes, mas há mais ... ó se há ! Sabem de tudo, conversam sobre tudo, têm soluções para tudo. De um modo geral todos já passaram pelos Governos da Nação. Há quem tivesse marcado pela negativa a sua passagem pelo Governo mas continuam por aí a falar e a lançar bitaites. Ainda há dois/três dias ouvi o Luis Arnaut dizer que este projecto de Constituição que o PSD apresentou é uma Constituição para 20 anos. Lembram-se do que este senhor fez quando a Rosa Veloso foi 3ª classificada no concurso para ser colocada em Espanha para correspondente da RTP? Utilizou a "justiça" hà sua maneira, isto é, passou por cima do 1º e 2º classificado e mandou para Espanha a sua amiga Rosa Veloso. Perfeito! Espantoso País este que tem tanta gente com sabedoria quando está fora da área do Governo e quando tem o Poder nas mãos é o que se sabe. Veja-se quem são os protagonistas dos maiores escândalos financeiros do País. Veja-se se algum deles dorme nas Arcadas do Teatro Nacional D Maria. Parafraseando aquela frase do Santana Lopes "...vou andar por aí". O Feudo é isso mesmo, eles andam todos por aí, mergulham durante um tempo, vestem outras vestes e regressam à Ribalta e é assim, são sempre os mesmos. E a verdade é que as políticas são sempre as mesmas a aplicar, ou seja, os culpados desta crise, forjada por eles, para eles, são sempre aqueles que trabalham, que nada têm, nem dinheiro, nem Poder, mas são esses que são a maioria que os colocam no pedestal. Trocam de bandeira de quatro em quatro anos. Sendo sempre os mesmos o FEUDO existe.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

PALAVRAS SOLTAS (3)

NEM SEMPRE OS DIAS SÃO IGUAIS
Há motivos que modificam a rotina habitual de cada um de nós. Por isso nem sempre os dias são iguais. O dia de hoje, foi agradável, foi diferente, foi ao fim e ao cabo, um dia pleno de satisfação. Bastou uma conversa interessante com alguém que sabe conversar, que sabe ser solidária, que sabe viver em sociedade, que tem objectivos de bem-fazer, que luta, que realiza, que faz avançar a sociedade com a sua participação activa e determinante, para que me sentisse fortificado e com força para que também os meus sentimentos não desfalecessem.
Este foi efectivamente um dia com muito lenitivo. Trocámos ideias, conversamos sobre coisas, sobre pontos de vista, tudo isto é motivo suficiente para registo nas minhas "PALAVRAS SOLTAS"
Tinha que relatar esta vivência em função de um bom momento em final de tarde.

terça-feira, 20 de julho de 2010

PALAVRAS SOLTAS (2)

DESCARTES
O BOM SENSO SEGUNDO RENÉ DESCARTES
"O BOM SENSO É A COISA DO MUNDO MELHOR PARTILHADA: POIS CADA UM PENSA ESTAR TÃO BEM PROVIDO DELE, QUE MESMO OS MAIS DIFICEIS DE CONTENTAR EM QUALQUER COISA NÃO COSTUMAM DESEJAR TÊ-LO MAIS DO QUE TÊM"

Certamente DESCARTES - filosofo, fisico e matemático - figura importante do pensamento no século XVII, deparou-se já naquela altura com situações em que imperava a falta de inteligência, de solidariedade e até a alarvice. Bom senso significa precisamente o contrário de tudo isso. Mas se no século XVII ainda predominava nalguns países europeus resquicios do feudalismo, não é aceitável que no século presente, depois de tantas transformações de progresso na evolução dos povos, aquele pensamento esteja ainda hoje tão actualizado.

DESCARTES se hoje passasse por cá, perguntaria qualquer coisa como: Mas esta sociedade não evoluiu?

MAIS UMA VEZ SÃO OS TRABALHADORES QUE ESTÃO EM CAUSA

Vão sendo conhecidas algumas ideias acerca da proposta para a Revisão da Constituição. E mais uma vez pretende-se retirar condições a quem trabalha como se o busilis das dificuldades que o País atravessa sejam os trabalhadores. Num País onde os ricos são cada vez mais ricos ... Num País onde disparou a venda de automóveis de luxo ... Num Paìs onde se despede sem dó nem piedade ... Que político é este, Passos Coelho, que lança umas ideias sem nexo, atirando a responsabilidade para cima de quem trabalha para a situação dificil em que nos encontramos ?

PALAVRAS SOLTAS (1)

Tenho necessidade de escrever. Encontros e desencontros acontecem diariamente e com frequência. E todos os dias há factos novos. Bons ou maus eles acontecem Há minha maneira vou relatando, admitindo até que nalguns casos sejam recados que por vezes são necessários.

-------------------

Todos os dias me defronto com o Mundo. E quem é o Mundo? Somos nós todos, que unidos numa amalgama de gente, constituimos este Paraiso, cada vez mais inóspito, selvagem e ingrato.

Não tenho fome, felizmente, mas tenho necessidade de coisas básicas, tais como: gratidão.

A ignorância existe porque há um conjunto de factores que se conjugam, não é defeito, mas a ingratidão vem de gente sem moral, é defeito. Hoje!

sábado, 17 de julho de 2010

A POLITICA PORTUGUESA ESTÁ CHEIA DE FEDIVERS

É DE PENSAR

PAULO PORTAS - propõe Governo a 3. ISTO É SERIEDADE ? CLARO QUE NÃO!!!

PASSOS COELHO - propõe a alteração da Constituição. Antes havia proposto o Conselho da República. ESTA É A TÉCNICA DO NÃO ESTAR CALADO E PORTANTO VAI-SE DIZENDO UMAS ASNEIRAS... DE VEZ EM QUANDO.

Adivinham-se tempos dificeis. Há "lábia" a mais, nestas criaturas. Mas estas atitudes são formas sofisticadas de enganar o "povinho. O drama disto é que qualquer destas ideias não resolvem, empatam e estagnam a sociedade portuguesa com discussões fúteis acerca destas ideias futeis.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

"SÓ SAI SE O BENFICA QUISER"

MERECE ADMIRAÇÃO
Aqui está uma frase que define o carácter de um homem, de um grande homem, por isso também um grande jogador. Não é muito habitual, porque os tempos são outros, ouvir um jogador de futebol pronunciar-se desta forma. Há jogadores que assim que se fala numa possibilidade de irem para um clube estrangeiro, logo se perfilam e mandam uns bitaites, quase sempre pouco abonatórios para quem lhes abriu as portas do sucesso. Estes, pensam que o Clube e o País são pequenos de mais para a sua grandeza. Claro não são da tempera de Fábio Coentrão. Esses, outros, têm um nome: fruta podre. Já admirava Fabio Coentrão pela sua entrega ao jogo, hoje, admiro-o pela dignidade e humbridade e pela clareza do seu pensamento. Grande jogador, mas sobretudo GRANDE HOMEM

domingo, 11 de julho de 2010

ESPANHA É CAMPEÃ DO MUNDO

Afinal PORTUGAL foi afastado pelos campeões do Mundo.
Não percebi as criticas tão acérrimas feitas à Selecção Nacional Portuguesa, ao treinador e nalguns casos até à Federação. Pergunto a quem viu o jogo de hoje, da final. Será que faltou ambição à Holanda?
Já agora outra pergunta me assalta à ideia, sera que a Espanha realizou assim uma supremacia tão grande sobre os seus adversários?
Ou será que a equipa Espanhola foi acompanhada em toda a prova, por aquilo que faz falta aos campeões, que é a "estrelinha" da sorte...

sábado, 10 de julho de 2010

MAIS UMA POLÉMICA. ASSIM NÃO...

Será que é para vender jornais em tempo de defeso e de férias a noticia do jornal SOL sobre as alegadas afirmações de QUEIROZ?
Eu sou daqueles que não acredito que Carlos Queiroz tenha dito aquilo. 1º QUEIROZ não é nenhum iletrado nem burro para dizer uma coisa daquelas; 2º ele sabia que afirmações daquelas condenavam-no, porque é verdade que nada faltou a esta selecção. Pelo que sei a Federação ofereceu todas as condições. E Queiroz também sabe que toda a estrutura da Federação é profissionalizada e bastante ampla.
Cabe agora ao jornal SOL divulgar a gravação para se limpar desta armadilha em que se meteu.
Goste-se ou não de QUEIROZ não é sensato que se continue a atirar pedras à pessoa.
Há pouco ouvi Joaquim Rita na SIC, até me fez impressão ... A Espanha eliminou todos os que se lhe depararam e só Portugal é que não foi audaz, mas depois elogia aquela forma de jogar, até o Pedroto veio à baila porque era aquele futebol que o Pedroto com mestria implantou nas equipas que treinou há 40 anos.
Depois disto, eu que não era adepto de QUEIROZ desejo-lhe os maiores êxitos ao serviço da Selecção Nacional

quinta-feira, 8 de julho de 2010

AFINAL PORTUGAL FOI ELIMINADO NO MINIMO PELO 2º CLASSIFICADO

Muito se escreveu aquando da eliminação de Portugal pela Espanha. Escreveu-se sobre Queiroz, sobre as opções, sobre comportamentos, sobre a valia dos jogadores, ninguém escapou a análises depreciativas. Enfim ...

Agora que a Espanha está na Final, o que é que se vai dizer sobre a nossa eliminação provocada pelos nuestres hermanos?

Eu sei! Vou ouvir muita gente dizer que a Espanha foi uma equipa consistente, bem preparada, que mereceu estar na final, etc etc etc. Isto numa primeira análise, porque após a final e se a Espanha sair vencedora, então o discurso é diferente, isto é, os elogios à equipa espanhola vão redobrar e atingir certamente os píncaros.

Razão tinha eu quando aqui escrevi que neste tipo de prova só um pode seguir em frente e a Espanha também tinha as suas legitimas aspirações e porque razão e obrigatoriedade Portugal tinha que ser Campeão do Mundo?

Agora que o pano do Campeonato do Mundo está prestes a cair, apetece-me dizer o seguinte: Enxerguem-se meus amigos. Durante o ano fartam-se de falar mal do futebol português. O Campeonato é de segunda linha, a organização é deficiente, os clubes estão mal organizados e sei lá mais ... Depois, bem depois, numa competição desta natureza os abutres do dizer mal são os primeiros a saltar para a primeira linha a exigir vitórias e a defraudar as expectativas dos menos preparados para estas coisas do futebol.

Disse e repito: Portugal saiu com dignidade do Campeonato do Mundo, afinal foi eliminado por um dos finalistas, para já!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

MAÇÃS PODRES... HÁ MAIS ... JOÃO MOUTINHO NÃO ESTÁ SÓ NESTE MUNDO HIPÓCRITA E MALDOSO DO FUTEBOL DE GENTE MEDIOCRE

NO TEMPO QUE VIVEMOS JÁ NADA ME ADMIRA. NEM O DESPORTO, OU O FUTEBOL, SOBRETUDO ESTE, SE SAFA, TAMBÉM ESTÁ CHEIO DE INGRATOS.
Sou maduro de mais para que a ingratidão de uns e a desfaçatez de outros me atormentem. Mas as Instituições merecem respeito. Merecem respeito de quem veste a camisola e merecem respeito de outros apesar de adversários. A ética faz falta ao atleta e não é menos verdade que os dirigentes deviam de ter essa virtude como orientação.
Agarrar num filho levar a um Clube, que o acolhe, que o trata bem, que lhe entrega o simbolo do clube para o representá-lo, significa muito para pessoas de bem. Há todavia quem não reconheça esses valores e conceitos e desses espera-se ingratidão. Cruzamo-nos todos os dias com gente desta, mas isto é de facto um problema de formação.
Contudo há mais vida para além da ingratidão.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

É UM ESPANTO ESTE HOMEM

ESTE RAPAZ É UM MANANCIAL DE CONHECIMENTO. SABE DE TUDO SOBRE FUTEBOL. HÁ QUE EXPERIMENTÁ-LO COMO SELECCIONADOR
Não tenho por hábito ouvir este senhor. Hoje á falta de programa perdi algum tempo, digo bem, perdi tempo. E perdi tempo na expectativa de ver, ou melhor, de ouvir de quem ele ia dizer bem. Não me enganei ninguém se salvou. Perdão ... já me esquecia, salvou-se o Carlos Queiroz, ao menos que haja alguém que o defenda e esse alguém só podia ser o Rui.

sábado, 3 de julho de 2010

INFORMAÇAO

SAIU O JORNAL DO CLUBE COM NOVA VERSÃO

Uma fonte de informação importante para a divulgação das actividades do Clube. Esperamos que a publicação regresse e para ficar por muitos e longos anos. Para já suscitou muito interesse junto dos sócios e esperamos que o mesmo tenha acontecido junto da população

quinta-feira, 1 de julho de 2010

PORTUGAL! PORTUGAL! PORTUGAL!

SÓ UM PAÍS BONITO COMO PORTUGAL TEM UM PÔR DE SOL COMO ESTE
Enquanto uns, fanáticamente, gritam e desesperam pela eliminação de Portugal do Campeonato do Mundo de Futebol, como se as fronteiras deste pequeno País ou a independência do mesmo estejam em causa, outros pouco se importam com essas questões e não se preocupam com a venda do País a retalhos. O que é preciso são os bolsos cheios de dinheiro ainda que este seja obtido através da especulação bolsista, pondo assim em causa a nossa economia e tornando o País mais dependente e vulnerável. Realmente o Capital não tem Pátria. Refiro-me, obviamente, ao caso PT. Este é o estado do País. São as contradições de um povo mal preparado e sem orientação. Ninguém o inventou, mas foi preparado e formatado ao longo dos anos. E é assim ...