sábado, 30 de junho de 2012

NUMEROS QUE NOS IMPORTA ANALISAR

PORTUGAL Pais pequeno não se  intimidou perante grandes potências económicas e populacionais. Claro que em termos de PER CAPITA e PIB estamos muito longe daqueles que connosco fizeram parte do quarteto das meias finais. Provam estes números que o futebol português, com todos os defeitos que os nossos  "bons entendedores" apontam é melhor que os outros atendendo aos números aqui expostos. Estas 5 realidades: AREA, POPULAÇÃO, DENSIDADE, PIB e PER CAPITA nunca poderão ficar de fora de qualquer análise que se pretenda fazer sobre o futebol europeu. É que a dinâmica profundamente económica/comercial que o futebol hoje representa estes dados jamais poderão deixar de ser considerados.

Foi portanto, para nós portugueses, um magnifico campeonato que a nossa selecção realizou. Por isso os números aqui ficam e só espero que ao menos os mesmos sirvam aos "entendidos" das tacticas e das análises profundas para estudarem estes fenómenos  para não dizerem tanta alarvice. 


  PAIS                          AREA               POPULAÇÃO         DENSIDADE            PIB              PER CAPITA

ESPANHA              504.030 KM2       46 Milhões          90 h/km2        1,413 trilhões      30,639 USD
ALEMANHA          357,057 KM2        82 Milhões       229 h/ km2        3,089 trilhões     37,935 USD
 ITALIA                   301.230 KM2       60 Milhões     200,12h/km2        1,828 trilhões    30,16 5 USD
PORTUGAL             92,090 KM2        10 Milhões      115,3 h/Km2    247,037 milhões   23,222 USD

É bom assim, que se diga, que INGLATERRA, FRANÇA, sobretudo estes, grandes potências também,   ficaram num patamar mais abaixo de Portugal.

O nosso modelo tantas vezes posto em causa, mais uma vez provou que afinal não está errado. Ele é gerador de grandes jogadores, de grandes treinadores, de grandes árbitros e de grandes clubes.  Por isso temos aquele que é considerado o  melhor jogador do MUNDO; o melhor treinador; o árbitro que apita a final da CHAMPIONS e agora a final do EURO.

Se para estes êxitos costumam evidenciar sempre os "grandes" eu digo que o futebol português, como qualquer outro é estruturado em forma de pirâmide.  Não quero esquecer ninguém, lembrando portanto que muitos daqueles que agora nos representaram nasceram e criaram-se nos pequenos clubes.  

SOMOS TÃO BONS COMO OS MELHORES, DISSO NINGUEM TENHA DUVIDAS NEM COMPLEXO.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

PERSONALIDADE E CONVICÇÃO


Paulo Bento sempre coerente e com um discurso mobilizador. As criticas resvalaram sempre na couraça da sua indiferença, não deixando contudo de ser assertivo nas respostas na altura certa. Com a sua atitude e personalidade de forma simples e categórica bloqueou o balneário e criou um espirito de grupo invulgar, onde assenta a grande virtude desta equipa. O que é facto é que este pequeno País tem uma equipa numa competição internacional, quiçá o maior evento Europeu em termos económicos e sociais, neste momento a confrontar-se com três dos maiores Paises Europeus. O êxito tem que ser repartido por todos os que construiram este belo momento do futebol português, estando no pico desta construção, sem duvida, Paulo Bento.

domingo, 24 de junho de 2012

DEPOIS ADMIREM-SE DO PAULO BENTO PEGAR O BOI PELOS CORNOS
Estive a ouvir, na SIC, dois indigenas cá do burgo, a comentarem a selecção nacional. Pedro Adão e Silva e Filipe Silva, foram as personagens em questão. Não sabia que estes comentadores politicos também percebiam de futebol, ao menos neste Pias, há quem perceba de alguma coisa e seja um expert em futebol. Como é possivel, depois de tão brilhante campanha, estas duas "encomendas" atreverem-se a opinar de forma depreciativa sobre dois jogadores da selecção nacional? Só faltou dizerem que o PAULO BENTO não percebe nada disto ao convocar os dois jogadores (omito os nomes de proposito). Na opinião deles um nem parar uma bola sabe,  é incrivel ouvir este tipo de opiniões, mas a informação em Portugal é isto, pôem sapateiros a tocar violinos e depois  dá nisto. Apetece-me dizer:  força PAULO, vai-te a eles !!!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

UM HOMEM QUE ME HABITUEI A OLHAR, ENTRE OUTROS, COM DESDEM



Na semana passada ligaram-me dois jornalistas estrangeiros. O primeiro para perceber o porquê de tanto pessimismo em Portugal. "Como assim?", perguntei. "O Financial Times elogia as exportações portuguesas, a Moody's diz que há razões para optimismo e vocês não ligaram nenhuma". Na segunda chamada, Fiona Govan, do "Daily Telegraph", reportando-se à crónica publicada aqui a 28 de Maio ("Portugal atingiu o ponto de viragem?") queria saber o que está por trás do bom comportamento das exportações e da paz social em Portugal.

É curioso. Olha-se para a Imprensa estrangeira e percebe-se um olhar diferente sobre Portugal; um misto de surpresa e admiração. Surpresa porque as notícias dominantes em entre nós evidenciam um profundo pessimismo (e nem os elogios da insuspeita Moody's, que ainda há pouco tempo nos atirou para o "lixo", mexe connosco). Surpresa por causa da paz social, que nos torna diferentes da Grécia e mesmo de Espanha (onde o Governo parece querer provocar uma corrida aos depósitos…).

É difícil encontrar explicação para tanto pessimismo. É um problema genético (oscilamos entre o "oito e o oitenta")? Ou a análise económica dominante cede a questões ideológicas? Não sei. O que sei é que, apesar da tragédia do desemprego, os indicadores começam a mostrar que, se não houver débacles em Espanha e Grécia, a economia vai recuperar mais cedo do que se pensava. Cortesia da espectacular capacidade de ajustamento de famílias e empresas, sem par na zona Euro.

Isto não tem sido suficientemente analisado (e valorizado) por nós, jornalistas. E a continuar assim se os portugueses quiserem fugir à depressão só consultando a Imprensa estrangeira
Jornal de Negócios de 4 de Junho de 2012

..........................................

Será que este filho do capital frequenta as ruas, os cafés, os transportes publicos, convive com pessoas?

Quanto é que ele ganha?

São estes contabilistas de mercearia que hoje dominam este País. Gente séria não! Procuram os seus interesse, os outros que se lixem. Este senhor sempre  me meteu nojo.


quinta-feira, 7 de junho de 2012

SOFIA CARVALHO, capitã da equipa feminina do CLUBE FUTEBOL BENFICA, douturou-se em
BIOLOGIA MOLECULAR
 

 A Direcção do Clube Futebol Benfica felicita a sua atleta, esperando que outros sigam o exemplo da Sofia que provou que a prática desportiva não é de todo inconciliavel com a dedicação aos estudos. É uma honra para o nosso Clube ter nas suas fileiras atletas exemplares e dedicados como é o caso da SOFIA CARVALHO.
És também o nosso orgulho.
 Parabens!!!