quinta-feira, 27 de setembro de 2012

 
Consciência e Revolta
 
 
 


Você marcou isto com +1 publicamente. Desf
O filósofo alemão Martin Heidegger, falecido em 1976, foi um dos mais influentes pensadores do século XX

"A forma mais baixa que podemos conceber do universo de homens é aquela a que Martin Heidegger chamou do mundo do "man", mundo em que nos deixamos aglomerar quando renunciamos a ser pessoas lúcidas e responsáveis; mundo da consciência sonolenta, dos instintos anónimos, das relações mundanas, de quotidiano, do conformismo social ou político, da mediocridade moral, da multidão, das massas anónimas, das organizações irresponsáveis. Mundo sem vitalidade e desolado, onde cada pessoa renunciou provisoriamente a sê-lo, para se transformar num qualquer, não interessa quem, de qualquer forma. O mundo do não constitui, nem um nós, nem um todo. Não está ligado a esta ou aquela forma social, antes é em todas elas uma maneira de ser. O primeiro ato duma vida pessoal é a tomada de consciência dessa vida anónima e a revolta contra a degradação que representa."

 (Emmanuel Mounier)
 

Em 1932, está entre os intelectuais que criaram o movimento da revista Esprit, consagrando-se Mounier à animação intelectual e à direcção prática desta revista, cuja palavra de ordem era "ruptura com a ordem estabelecida". As reflexões de Emmanuel Mounier tiveram a pessoa no centro, constituindo um novo modo de pensar que se veio a designar por "personalismo".
 
Dois homens que pensaram o Mundo de forma diferente da actual. Elucidativo o pensamento e a obra destes homens, porque tambem lutaram no seu tempo,eis aqui a minha homenagem, aeles.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário