sábado, 30 de junho de 2012

NUMEROS QUE NOS IMPORTA ANALISAR

PORTUGAL Pais pequeno não se  intimidou perante grandes potências económicas e populacionais. Claro que em termos de PER CAPITA e PIB estamos muito longe daqueles que connosco fizeram parte do quarteto das meias finais. Provam estes números que o futebol português, com todos os defeitos que os nossos  "bons entendedores" apontam é melhor que os outros atendendo aos números aqui expostos. Estas 5 realidades: AREA, POPULAÇÃO, DENSIDADE, PIB e PER CAPITA nunca poderão ficar de fora de qualquer análise que se pretenda fazer sobre o futebol europeu. É que a dinâmica profundamente económica/comercial que o futebol hoje representa estes dados jamais poderão deixar de ser considerados.

Foi portanto, para nós portugueses, um magnifico campeonato que a nossa selecção realizou. Por isso os números aqui ficam e só espero que ao menos os mesmos sirvam aos "entendidos" das tacticas e das análises profundas para estudarem estes fenómenos  para não dizerem tanta alarvice. 


  PAIS                          AREA               POPULAÇÃO         DENSIDADE            PIB              PER CAPITA

ESPANHA              504.030 KM2       46 Milhões          90 h/km2        1,413 trilhões      30,639 USD
ALEMANHA          357,057 KM2        82 Milhões       229 h/ km2        3,089 trilhões     37,935 USD
 ITALIA                   301.230 KM2       60 Milhões     200,12h/km2        1,828 trilhões    30,16 5 USD
PORTUGAL             92,090 KM2        10 Milhões      115,3 h/Km2    247,037 milhões   23,222 USD

É bom assim, que se diga, que INGLATERRA, FRANÇA, sobretudo estes, grandes potências também,   ficaram num patamar mais abaixo de Portugal.

O nosso modelo tantas vezes posto em causa, mais uma vez provou que afinal não está errado. Ele é gerador de grandes jogadores, de grandes treinadores, de grandes árbitros e de grandes clubes.  Por isso temos aquele que é considerado o  melhor jogador do MUNDO; o melhor treinador; o árbitro que apita a final da CHAMPIONS e agora a final do EURO.

Se para estes êxitos costumam evidenciar sempre os "grandes" eu digo que o futebol português, como qualquer outro é estruturado em forma de pirâmide.  Não quero esquecer ninguém, lembrando portanto que muitos daqueles que agora nos representaram nasceram e criaram-se nos pequenos clubes.  

SOMOS TÃO BONS COMO OS MELHORES, DISSO NINGUEM TENHA DUVIDAS NEM COMPLEXO.


Sem comentários:

Enviar um comentário