sexta-feira, 11 de maio de 2012

O PAIS ESTA A EMPOBRECER TODOS OS DIAS


 Ha 22 anos, pertencia eu à Comissão Sindical do Banco Totta & Açores. Por força dessa função fui ao Forum Picoas, onde decorria o debate sobre a Privatização daquele Banco, intervir defendendo a continuação da Nacionalização do Banco. Lembro-me que a Sala  estva completamente cheia. Quando subi ao pulpito para discursar, olhei em frente, sala completamente cheia, tremi. A minha experiência nestas coisas não era naturalmente a mesma de hoje, até porque sabia que a plateia era-me hostil. Sabia que os "abutres" sentados à minha frente estavam ali para comer a carne que lhes estava a ser ofertada em bandeja de ouro. Não obstante a minha tremura, enchi-me de coragem e comecei o discurso que tinha elaborado para aquele momento. Tinha solicitado ao meu camarada Fernando Gonçalves, economista, que me fornecesse os valores que o Banco tinha contribuido para o Orçamento Geral do Estado (OGE) e também os de toda a Banca Nacionalizada. A partir daqui desenvolvi a minha ideia, lembro-me (que pena que tenho ter perdido as folhas desse discurso) que referia-me com grande ênfase às questões de ordem social. As perdas dessas importantes verbas para o OGE que a  Privatização da Banca originaria e portanto traria no futuro forte desinvestimento na área social. Nada mais óbvio do que isto. Volvidos estes anos assistimos hoje, não há minha profecia, porque não sou profeta, mas a uma convicção inteligente e verdadeira. Perderam direitos os trabalhadores e vão continuar a perder porque os Governos têm assassinado o sector publico, o que dá lucro, e entregue de mão beijada aqueles e outros "abutres" que têm comido tudo em detrimento de uma justiça social que éxigivel numa sociedade democratica e verdadeira. O Pais Empobrece todos os dias porque todos os dias se delapida o Património Nacional, todos os dias se Privatiza as Empresas que podiam ser o motor do desenvolvimento económico deste Pais e todos os dias se entrega ao capital mais dinheiro, mais condições e lucros.  É uma pouca vergonha, mas eles chamam a isto: REFORMAS! Canalhas que nem água merecem.

Sem comentários:

Enviar um comentário