quarta-feira, 9 de maio de 2012

QUEREM ELITIZAR O FUTEBOL


A extinção da III Divisão Nacional levou-me  a um estudo do qual resultaram estes números que nos permitem conhecer melhor a realidade.

 E começo por dizer o seguinte: A I Liga tem 418 jogadores inscritos, 184 são portugueses e 234 estrangeiros. Dos 184, 85 iniciaram-se no futebol amador, a que corresponde sensivelmente 43% do número de portugueses sendo portanto 57% originários do futebol profissional.

- 9 Dos treinadores que treinam a I Liga iniciaram a sua carreira no futebol amador.
- 46 Nacionalidades estão representadas no principal campeonato nacional.
- A UNIÃO DE LEIRIA é o clube com mais estrangeiros – 21
- O VITORIA DE SETUBAL é o clube com menos estrangeiros – 3
- UNIÃO DE LEIRIA e SPORTING são os clubes com mais nacionalidades – 10
- O VITORIA DE SETUBAL é o clube com mas portugueses – 21
- O PORTO é o clube com menos jogadores portugueses – 4
- O BRASIL é o Pais com maior representatividade - 121
- ANGOLA, AUSTRIA, EUA, NIGERIA, ITALIA, MEXICO, LIBIA, MARROCOS, BURQUINA FASO, MALI, MONTENEGRO, VENEZUELA, CROACIA, HAITI, GANA, COSTA MARFIM, SALVADOR CHINA, GUINE EQUATORIAL e SUECIA, têm apenas 1 representante.

- Nas 15 principais LIGAS EUROPEIAS actuam 107 jogadores portugueses. Só a DINAMARCA não tem portugueses. Mas se em Portugal actuam 234 estrangeiros, na ALEMANHA existem 252, na INGLATERRA 346, na ESPANHA 191, na FRANÇA 214, na ITALIA 275, na HOLANDA 198, na RUSSIA 199, na DINAMARCA 83, na ROMENIA 63, na UCRANIA 71, na POLONIA 142, na BEGICA 204, na SUIÇA 119, na GRECIA 189, na TURQUIA 194. Estes números revelam que  a globalização não tendo fronteiras permite esta invasão de estrangeiros em todos os paises e portanto quando aqui se discute o elevado número de estrangeiros que actuam em Portugal essa discussão cai pela base já que essa é uma situação análoga a todos os países.

Não posso deixar de apresentar os dados que obtive quanto às equipas B em Espanha, já que quando se contesta, em Portugal, a integração das equipas B na II Liga os defensores desta ideia logo proclamam que em Espanha elas existem. Muito embora se pudesse argumentar que a Espanha é uma realidade diferente da nossa, por vários factores, salientando-se o factor económico e a densidade populacional, pois enquanto ESPANHA tem 45,6 milhões de habitantes, nós ficamos pelos 10 milhões e logicamente essa comparação não tem razão para existir. Todavia, o modelo em ESPANHA, nada tem a ver com o que se quer implantar em Portugal, isto é, a colocação destas equipas na II LIGA.

Em ESPANHA existem 37 clubes com equipas B.

Clubes da I LIGA com equipas B SÃO 18, só o MALAGA e o GRANADA não têm equipa B.
Clubes da II LIGA com equipas B são 9, Clubes da II Divisão com equipas B, são 10
 Só 2 clubes da I LIGA têm equipa B na II LIGA, BARCELONA e VILLAREAL.  
Resumindo: 2 clubes disputam a II LIGA, 15 disputam a II Divisão e 24 disputam a III Divisão, na  III Divisão 4 clubes têm equipas C, REAL MADRID, VILLAREAL, ATLETICO MADRID e SEVILHA.
Este é um estudo que os promotores de ideias tão brilhantes, quanto o acabar com a III DIVISÃO e lançar para a II LIGA as equipas B não fizeram. A minha análise está feita e tenho a certeza que o que querem fazer é deveras prejudicial para o futebol em Portugal. Quem conhece a realidade sabe que assim é.

Eu vou lutando!

Sem comentários:

Enviar um comentário