domingo, 22 de julho de 2012

UM MUSEU PRÓ FUTEBOL BENFICA

Varias são as personalidades que nestes ultimos tempos têm passado pelas nossas instalações, que nos honram e orgulham.

De entre as várias necessidades que todos sabemos existirem, para além da remodelação do Parque no seu todo, dizem-nos as pessoas que por aqui passam que o Clube tem necessidade de um Museu, tal é o espólio desportivo. Uma vasta documentação e uma enorme quantidade de Taças e Trofeus, alguns com histórias fantásticas, que só poderiam ser evidenciadas se as condições o permitissem, chama a atenção de quem nos visita.
Há histórias que vão perder-se na voragem do tempo. A deslocação a Bruxelas em 1949, a história fantástica do stick trazido de Espanha, a viagem a França em pleno Maio de 68 e tantas e tantas outras que já se perderam no tempo que já passou ... 
Este Clube que conseguiu sobreviver às duas Grandes Guerras Mundiais como me disse uma vez, no seu gabinete, o Senhor Secretário de Estado Laurentino Dias, adiantando que havia um Programa Especial para apoiar clubes como o FUTEBOL BENFICA e salvo erro ou omissão o outro seria o Sport do Porto, exactamente por terem ultrapassado essas duas guerras, é merecedor e devia ser contemplado pelo seu passado e presente. O reconhecimento que fazem do clube acerca da sua história e do envolvimento na sociedade que a Colectividade sempre teve, é sintomático mas tem e deve passar das boas intenções para a realização da obra.

O FUTEBOL BENFICA podia ser um ex-libris da Freguesia, o seu historial e os seus pergaminhos justificam plenamente tudo o que aqui está escrito. Nós temos história e memória e a importância de ambas são para preservar.

A ideia do Museu nasce porque uma série de contecimentos trouxe ao Clube pessoas ilustres na area do desporto e foram ou são estas em primeira mão que lamentam o facto de espólio desportivo tão importante, estar espalhado por várias salas que obviamente não traduzem a dimensão da riqueza de tão importante e rico historial

Sem comentários:

Enviar um comentário