segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

QUE JUSTIÇA É ESTA!

Em todos os campeonatos e desde sempre a arbitragem foi e será sempre motivo de discussão. Lembro aqui um caso passado em 1921, num jogo de 3ªs. categorias FUTEBOL BENFICA - SPORTING. Resultado no campo: FUTEBOL BENFICA 1 SPORTING 0. O SPORTING protestou e a Direcção da Associação Futebol de Lisboa decidiu depois de ouvir o árbitro homologar o jogo com o resultado de 0-0. A secretaria subverteu o resultado adquirido no campo desportivo com a conivência do árbitro do jogo. Devo dizer que na altura a imprensa fez eco desta malfadada decisão. Estavamos em 1921, tinha o futebol em Portugal uma dezena de anos de existência. Entretanto, muitas, mas muitas situações foram ocorrendo no mundo do futebol com a arbitragem, portanto é um problema que estará sempre na primeira linha das discussões publicas, nos cafés, nos meios de transportes, no escritório, na fábrica, enfim ... Actualmente, hoje mesmo, a arbitragem portuguesa está no centro das discussões no que ao futebol diz respeito. Penso que não há solução para isso. Os árbitros por muito bons que sejam vão continuar a errar e a malta vai continuar a discutir e a puxar a brasa à sua sardinha. Isto é o futebol e se estes ingredientes deixassem de existir também o futebol perdia a sua magia. Mas o que me faz escrever hoje sobre isto é a protecção que é dada aos homens do apito e sobretudo nos campeonatos de pouca visibilidade, isto é, nas II e III divisões. Estes campeonatos não têm de facto a mesma importância para muita gente, mas é neles que se preparam os árbitros para os grandes palcos. Parece-me que a comunidade do futebol parece ignorar esta verdade ou desconhece-la. É aqui pois que se formam os árbitros e portanto a atenção deve ser redobrada. Um árbitro mal formado cá em baixo, nunca pode ser um bom árbitro do top. Aproveito este escrito para referir o caso de uma menina que se chama BROCHADO que já vai na III divisão nacional vá-se lá saber porquê! E tem algum propósito eu referir-me a ela porque "tocou-me" pela proa há cerca de 15 dias. Melhor: (des)apitou o meu Clube no jogo com o Casa Pia, no Estádio deste. Tudo bem, a menina teve o mesmo comportamento de há cinco anos atrás e vai dai prejudicou de forma decisiva o CLUBE FUTEBOL BENFICA. Mas, não satisfeita com o resultado em campo, eis que há boa maneira dos incapazes, aproveitou-se de uma regra que a lei lhe permite e escreveu, escreveu, escreveu e suponho que mentiu, porque neste momento ainda desconheço o que ela escreveu, sei isso sim que fui penalizado pelo Conselho de Disciplina da FPF em 500 euros e o CLUBE em 125 euros. O importante é denunciar a petulância e a agressividade desta menina que o melhor que podia fazer era entregar o equipamento e retirar-se desde já daqv arbitragem, porque não reune condições para estar nesse lugar. Eu explico com toda a verdade o que se passou. No final do jogo, ao dirigir-me para a cabine do meu Clube, forçosamente tive que passar à porta da cabine da menina, porque o trajecto é esse, tive a sorte de dar com ela a entrar na sua cabine e desabafei dizendo-lhe que a história repetiu-se, já há cinco foi assim e agora foi a mesma merda. A menina em termos pouco próprios de uma menina educada, entre-portas, virou-se e agressivamente ripostou dizendo o melhor é calar-se porque pode ser perigoso e eu voltei para trás e perguntei-lhe se ela me queria bater. Tudo isto perante os agentes da autoridade que não se manifestaram porque efectivamente não era caso para isso e também perante um dirigente do Casa Pia, que por acaso também não era Delegado ao jogo mas tal como eu encontrava-se naquele espaço, no qual a menina só viu pessoas ligadas ao FUTEBOL BENFICA. Intencional, obviamente, porque dai resultou a tal multa ao Clube de 125 euros. O Conselho de Disciplina é o mesmo que me multou há três anos quando numa deslocação à Ilha do PICO com os Infantis do meu Clube, perante a ignorância do Presidente da Câmara da Madalena, que queria à força que o FUTEBOL BENFICA, fosse o famoso Clube do EUSÉBIO, eu não consenti e aquele senhor sentiu-se magoado e ofendido perante a sua gente porque não estava habituado a ser contestado. Para terminar queria fazer uma analogia entre o meu caso e as declarações do Vitor Pereira, peessoa que prezo e de quem sou amigo. O VITOR foi infeliz ao pronunciar a frase "quem não estiver satisfeito que não vá à bola", foi mais ou menos isto. Eu sei e não lhe condeno por isso, porque foi um desabafo em determinado contexto e debaixo de alguma pressão, não o vamos crucificar por isso, aliás, o Presidente da APAF veio a terreiro defende-lo e está muito bem, então porque razão quando um dirigente quando tem um desabafo entre-muros e até não é ofensivo é multado e castigado disciplinarmente ? Dois pesos, duas medidas. Algo está mal. QUE JUSTIÇA É ESTA ? PERGUNTO !?

Sem comentários:

Enviar um comentário