terça-feira, 24 de novembro de 2009

O FUTEBOL QUE PRODUZ VALORES NÃO CONTA PARA DETERMINADOS PERSONAGENS QUE COMENTAM APENAS E SÓ O FUTEBOL"DELES".

"O Sporting chegou ao intervalo, na estreia de Carvalhal, a perder miseravelmente com uma equipa de que eu (peço desculpa) nunca tinha ouvido falar ..." Estou a citar MIGUEL SOUSA TAVARES, advogado, escritor, jornalista, comentador desportivo, na sua crónica do jornal A Bola do dia 24.
O GRUPO DESPORTIVO DOS PESCADORES DA COSTA DE CAPARICA, fundado em 1 de Janeiro de 1944, Agremiação de Utilidade Publica, não me passou procuração nenhuma para qualquer efeito, não obstante isso e porque para além de pertencer a um clube da mesma dimensão deste, sou por natureza um defensor deste tipo de clubes. Porque são nestes que efectivamente assenta a base do futebol português. Não posso, por essa razão, deixar de condenar a pouca atenção que estes clubes merecem da parte de quem escreve em jornais como A Bola e neste caso o MST.
Miguel Sousa Tavares que é um indivíduo de temperamento critico e quase sempre em contraposição com ideias claras e objectivas, com uma cultura elevadissima, não ficou bem na "fotografia" ao confessar nunca ter ouvido falar do GDPCC.
Duas ou três notas podem retirar-se daqui. A primeira é que para determinadas personagens que opinam sobre futebol não há para além do Futebol Clube do Porto, do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal, outros clubes. Mas, são esses outros, que fazendo parte da estrutura do futebol nacional, que fazem a grande captação de jovens que mais tarde se tornam conhecidos e atingem o apogeu das suas carreiras nos grandes clubes e na selecção nacional - são vastos os exemplos - são pura e miseravelmente (aqui sim é que é de aplicar este termo) esquecidos.
O curriculo anunciado dos jogadores que atingem o estrelato, é também miseravelmente esquecido, apenas e só o seu percurso no futebol profissional é anunciado.
MIGUEL SOUSA TAVARES, pela sua frontalidade, pela sua cultura, devia ter outro discurso e pensar que a forma como se pronunciou sobre um clube, digno e que foi badalado desde o sorteio da Taça até ao dia do jogo, não era um desconhecido, tanto mais que é leader na sua série na III Divisão Nacional e sobretudo porque já existe há muitos anos.
Como se pode escrever sobre futebol, se temos um visão muito restrita do contexto global da modalidade ? Infelizmente é assim e quem escreve e emite opiniões está a léguas de distância da realidade do futebol em Portugal. E são muitos os que escrevem e comentam futebol ... melhor os que falam apenas e só do BENFICA, SPORTING e PORTO, não condeno isso, naturalmente esses têm um espaço mais lato, mas haja dignidade e não se esqueçam daqueles que são o suporte de todo o futebol nacional.
Mas há mais Sousas Tavares neste País.

Sem comentários:

Enviar um comentário