domingo, 29 de novembro de 2009

A LIGA DOS ULTIMOS É UMA OFENSA AO FUTEBOL AMADOR

A Televisão Pública Portuguesa, dedica ao futebol amador um espaço semanal - A LIGA DOS ÚLTIMOS - que tem como finalidade, nada mais nada menos que ridicularizar este futebol. A nossa televisão, aquela que é paga com o dinheiro dos contribuintes, devia ter uma atitude pedagógica/educativa, através de programas de cariz diferente daquele que todas as semanas nos apresenta com a LIGA DOS ULTIMOS, em que utiliza o povo anónimo de forma ridicula. O que seria aconselhável é que aquele espaço fosse utilizado na promoção dos clubes que são a base de todo o desporto nacional. Não é passando para a opinião pública a ideia de que nestes clubes, jogadores, adeptos e directores, são uns parolos que por aqui andam, quando é nestes clubes que se fomenta o desporto, a cultura e o recreio. Esta gozação que se faz, de algumas pessoas, que infelizmente pela sua pobreza de espírito se prestam a isso, merece a minha reprovação. Sei também que não sou só eu que repudio esse tipo de programa, sei ainda que há quem se tivesse manifestado junto do Provedor do Espectador, mas o programa continua com o mesmo formato. Os programas que existem nas televisões portuguesas, sobre futebol, versam apenas o futebol profissional e sobretudo os três grandes de Portugal. O futebol amador merecia outro tipo de programa. Um programa informativo e formativo, era bem acolhido por uma boa parte da população e há gente com valor que sabem umas coisas e capazes de proporcionar um bom programa e certamente sem custos para as televisões, porque habituados como estão ao voluntariado também dariam umas borlas a qualquer dos canais e o futebol amador ganharia. Aquela intrujice é que não é válida, nem aceitável nem representa a realidade do futebol designado amador.

3 comentários:

  1. Apoiado
    É totalmente verdade.
    O programa é apresentado por uma figura da comunicação social, o Álvaro Costa, daquelas que se acham muitíssimo inteligentes porque têm um QI ligeiramente superior ao da maioria dos intervenientes no futebol nacional.
    É muito triste a Liga dos Últimos ser o único programa da televisão pública dedicado ao futebol amador (derivado de amante, de apaixonado a uma arte ou actividade). Na realidade, no contexto da RTP, em que não há nenhum tempo de divulgação dos clubes locais, este programa deveria ter sido excluído logo no início, por constituír uma verdadeira ofensa.
    Não há ninguém que explique ao pretensioso Álvaro Costa e ao bimbo-parolo-burro Hernâni Gonçalves, que as pessoas com quem eles gozam sem piedade, dedicam-se de corpo e alma aos seus clubes de sempre, em que nasceram, só mesmo por um amor irracional, uma paixão que não se explica?
    Aquele programa da treta é o reflexo de um país muito atrasado, em que se faz pouco dos pequenos pela sua dimensão, quem vive na capital olha para baixo para a província com desdém, numa atitude cêntrica altamente egoísta e detestável.
    Boicotemos a "Liga dos Últimos", passemos a chamar-lhe o "Programa dos Últimos".
    Cumprimentos
    ANDRE LOPES

    ResponderEliminar
  2. ...
    Infelizmente a televisão tem esse condão... quando pode fazer programas que tragam vantagens e benefícios, faz exactamente o contrário.

    Outro exemplo é a telenovela Morangos com Açucar. Sou professor e não tenho dúvidas que esta telenovela veio prejudicar muito as escolas. Quando passam cenas com alunos sistematicamente a falar na sala de aula, a falar ao telemóvel, a entrarem tarde e sem bater na porta, a confrontarem os professores, a riscarem os carros dos professores, etc... não é de espantar que isso depois passe para a vida real... é a televisão que temos, que só se preocupa com audiências, dinheiro, interesses, etc...
    NUNO REIS

    ResponderEliminar
  3. ESTES COMENTÁRIOS SÃSO RETIRADOS DO SINTRASPORT E REFEREM-SE AO MEU ARTIGO SOBRE A LIGA DOS ULTIMOS, O FACTO DE APARECER COM A MINHA IMAGEM PODE PARECER QUE É ESCRITO POR MIM, OS NOMES DOS AUTORES ESTÃO NO FINAL DE CADA UM DOS COMENTARIOS

    ResponderEliminar