sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

MUITA CRITICA INTERNA, MAS OS RESULTADOS EXTERNOS AI ESTÃO

QUER QUEIRAM OU NÃO O FUTEBOL PORTUGUÊS ESTÁ DE PARABÉNS Na Liga dos Campeões, o FUTEBOL CLUBE DO PORTO está apurado para os oitavos de final.
Na Liga Europa, o SPORT LISBOA E BENFICA e o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL estão apurados para os 16/avos.
A SELECÇÃO NACIONAL está apurada para a Fase Final do Campeonato do Mundo a realizar na África do Sul.
Enquanto isto, existem em Portugal uns paineleiros que inflamam o ambiente nacional e denigrem o nosso futebol, os seus dirigentes, a organização, etc. Todavia, se há alguém que sai amplamente beneficiado, em primeira mão, são estes paineleiros, ou seja, ganham muito bem sem assumirem qualquer responsabilidade, unicamente sabem apenas dizer mal. Mas a resposta é dada no campo desportivo e portanto resulta daqui que pela minha parte já decedi há muito, não os ouço.
E não os ouço porque efectivamente falam bem, conseguem juntar bem as silabas, mas conhecem a pouca profundidade do futebol português. Aquilo que hoje a UEFA e a FIFA, entendem ser uma preocupação, o futebol amador, estes senhores desconhecem, por isso ignoram que é desse futebol que emana toda a estrutura do futebol em Portugal. Dirigentes, árbitros, treinadores e sobretudo jogadores iniciam a sua formação nos clubes que eles nem sequer sabem que existem. Ainda há dias neste mesmo sitio eu comentava que Miguel SOUSA TAVARES não sabia que existia o G D Pescadores da Costa da Caparica, quando o seu Clube, o F C Porto, tem lá o VARELA que iniciou a sua actividade futebolistica naquele Clube. Portanto as vitórias do futebol português, quer sejam a nível de selecções ou de clubes, têm uma forte componente do futebol amador, do qual ninguém fala nem diz nada sobre isto. Os maiores valores do futebol português iniciaram as suas carreiras em clubes que estão fora da luz da ribalta e que os nossos comentadores desportivos de alguma forma podiam valorizar, mas o que acontece é que o curriculo que aparece é sempre o que se relaciona com o futebol profissional. Só três exemplos para melhor compreensão da minha ideia. QUIM (iniciou-se no Ruivanenses), SIMÃO (na Diogo Cão), RICARDO CARVALHO (no AMARANTE). E é assim!

Sem comentários:

Enviar um comentário