segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O SPORTING ...



DOIS EMBLEMAS, O MESMO CLUBE, DUAS CULTURAS DIFERENTES



Independentemente da cor clubista que cada um de nós perfilhe, os verdadeiros desportistas não podem ficar indiferentes aos acontecimentos recentes do Sporting.


Para caracterizar a actual situação deste Clube, nada melhor, na minha opinião, que procurar a simbologia entre os dois mais recentes emblemas do Clube. De facto o actual emblema, visualmente, pode parecer mais bonito, mas por outro lado é um emblema de "betinhos" e significa a mudança estrutural a que este Clube se sujeitou.
O Sporting precisa de homens do futebol, que pensem futebol, que não utilizem o Clube para se promoverem como tem acontecido nestes últimos anos.  Claro que há pessoas respeitáveis, como o próprio Presidente José Eduardo Bettencourt, que tudo fez com o seu entusiasmo para dignificar o SPORTING. Devido à falta de experiência cometeu muitos erros, provavelmente por não se encontrar bem rodeado de bons conselheiros. Não se deve ir à cabine dizer aos jogadores que se vendeu o LIEDSON para pagar ordenados. Que conforto é este para homens que pensam? Que confiança é esta que se transmite a uma equipa de futebol? Isto é surrealista. Quem é que quer vir para o SPORTING nestas condições? POrque razão se fragilizou de tal maneira o Clube, levando campeonatos atrás de campeonatos  a dizer que têm dificuldades económicas? Quem é a equipa que suporta tanta asneira? São muitos os papagaios que por ali vegetam e os treinadores é que pagam. Montaram ali um cemitério de treinadores, ainda ninguém com responsabilidade olhou para o umbigo e delineou uma linha estratégica para dois anos, organizando e preparando o Clube para o futuro.  
   O futebol requer dirigentes experientes, com capacidade organizativa e que saibam o que é uma equipa de futebol. A gestão de um grupo de jogadores, normalmente bastante heterogéneo, faz-se com senso e com alguma habilidade, gerir um grupo com estas caracteristicas não é o mesmo que gerir um grupo de pessoas que trabalham numa fábrica ou num escritório, é preciso conhecer um balneário, costuma-se dizer é preciso ter o cheiro do balnário, e para mal do SPORTING nem sempre isso tem sido possível, não é que no SPORTING não tenha gente para isso, mas onde a vaidade impera e a inveja existe as soluções não são fáceis. Agora há  5 ou 6 candidatos, claro que só um pode ganhar, os outros passam de imediato à oposição, é isto que tem acontecido no SPORTING- O SPORTING tem necessidade urgente de se organizar, pode estar a caminhar para um abismo, que não é para acabar, não penso isso, mas deixará de ter a influência que tem se alguns dos mediocres que por ali proliferam não entenderen isto. Esta contrataçáo de treinadores a prazo é de facto sui-generis, contratam o Carvalhal por 6 meses, depois  vão buscar o Paulo sérgio ao Guimarães, pagam uma pipa de massa ao Vitória e a 20 dias de eleições mandam o homem embora. É inacreditável. Não tenho dúvidas que eu, eu, fazia melhor

Sem comentários:

Enviar um comentário