segunda-feira, 16 de abril de 2012

A PROPOSITO DA TAÇA DA LIGA


  Ora aqui está uma prova interessante destinada às equipas B. Sem restrições de idades e de nacionalidades poderiam alinhar as jovens promessas ao lado dos consagrados que os técnicos vislumbrassem terem futuro. Era só reestruturar a Competição com a realização de mais jogos e em cada jogo a exigência de pelo menos 5 jogadores portugueses com idades até 23 anos. Isto sim é defender o futebol português e os cofres dos clubes.
As integração das equipas B na II LIGA é uma falta de respeito pelos outros clubes e por outro lado em termos económicos irá ocasionar uma maior despesa às tesourarias dos clubes já por si bastante debilitadas, aliás, pasmo quando vejo alguns clubes tão empenhados na criação destas equipas quando se sabe que já não pagam os salários aos da ...1ª categoria quanto mais agora a esta.
Os planteis principais fixam-se entre os 23 – 25 jogadores. São convocados por jornada 18 jogadores, logo restam 5 a 8. Quer isto dizer que todos os jogadores do plantel estariam todas as semanas em actividade. Com imaginação podia a Liga tornar esta competição mais atrativa sem criar mais um aborto desportivo, criando desequilíbrios, que é o facto de algumas equipas puderem dispor, quiçá, de um maior número de jogadores para a competição mais importante que é o campeonato da I LIGA.
Claro, que esta ideia que aqui preconizo, teria que ser mais aperfeiçoada, pois é um facto que neste momento não conheço bem o Regulamento que será implantado para as equipas B. Não é justo, não é desportivo e por consequência não é correcto é estas equipas serem integradas num campeonato que deve ser dignificado e não ultrajado.
Dentro de todas as hipóteses a serem consideradas, no caso das promoções à I LIGA veja-se só esta: Os 6 primeiros lugares da classificação final da II LIGA eram ocupados por estas equipas e portanto os promovidos à LIGA “maior” seriam o 7º e o 8º classificados. Seria uma originalidade à portuguesa. Mas ainda pode acontecer outra coisa, que não deixa de ser fantástica, o campeão ser assiduamente um destes clubes.
Conclusão: Frontalmente contra a integração das equipas B na II LIGA. Ponha-se a imaginação à prova e deixe-se de proteger sempre os mesmos prejudicando os outros clubes que labutam no dia a dia, com dificuldades é certo, mas têm contribuído para que o principal campeonato português seja uma prova competitiva, quer se queira ou não

Sem comentários:

Enviar um comentário