quinta-feira, 7 de maio de 2009

CONVERSA INTERESSANTE

Perguntava-me um amigo um dia destes. Como é que os clubes aguentam tantos encargos? E eu perguntei-lhe se ele tinha a noção das despesas para formular essa pergunta? E a resposta deste meu amigo foi: "Sim eu tenho uma ideia porque também sou amigo de um Director de outro Clube, que tem apenas futebol e ele queixa-se das dificuldades que sentem para manter a colectividade, colectividade completamente amadora sem a dimensão do Futebol Benfica, com uma equipa de seniores e três do futebol juvenil - juniores, juvenis e iniciados". Posto isto, lá lhe fui explicando algumas coisas e naturalmente com números para ser mais exaustivo. No caso da primeira categoria o custo de um jogo no nosso campo tem os seguintes encargos: Arbitragem € 440,00, Taxa de Organização € 118,00, AFL € 52,50 FPF € 52,50, Policiamento € 134,36, juntando a estas despesas o almoço que tem um custo de cerca de € 200,00, conclui-se sem qualquer margem de erro que um jogo no nosso campo tem uma despesa na ordem dos € 1000,00. Verba que nunca é realizada com a venda dos bilhetes e assim em média por jogo é debitado na conta corrente do Clube na AFL a módica importância de €600,00 já que o Policiamento é pago directamente pelo Clube. O meu amigo à medida que eu ia revelando estes dados, ia-se admirando com estes custos e ia-me perguntando como é que o Futebol Benfica e os outros clubes vivem face a estes encargos e eu respondia-lhe dizendo que isto é uma amostra porque a estes encargos é preciso juntar outros custos como: Seguros, Inscrições de Jogadores € 70,00; Taxa de Filiação € 410,00; Inscrição de Provas (equipas)€ 180,00; cartões € 12,00. O Fernando admirava-se da fluência com que eu ia divulgando estes números. Obviamente que lidando com eles todos os dias tinha que os ter bem presentes, mas embora estes custos sejam elevados e ponham em causa a viabilidade de alguns clubes, receio que o Licenciamento dos Clubes, Lei que entrará em vigor já na próxina época, constitua um óbice de monta ao desenvolvimento dos clubes. Outro factor importante e que nesta conversa abordei com o meu amigo e porque este demonstrava um grande interesse por estas coisas do futebol, informei-o de que há estudos que apontam para a diminuição de sócios, motivo preocupante para o desenvolvimento da modalidade. Algures, sentados numa mesa dum café, em Telheiras, onde tinhamos combinado este encontro, a conversa derivou para este tema, quando a ideia era matarmos saudades da tropa, mas enfim ... o futebol é cantagiante e suscita o interesse de vastas camadas da população, talvez por isso o meu amigo Fernando tivesse lançado outra pergunta:"Então os sócios dos clubes conhecem esta realidade que aqui me traçaste?" . Claro que não amigo! Os sócios em qualquer clube querem é ganhar o que é bastante revelador da falta de filosofia desportiva. Depois foi a minha vez de fazer uma pergunta: Então foi para isto que aqui viemos? Obviamente que não, ouvi como resposta. Depois a conversa prosseguiu com outros assuntos que só a nós dizem respeito e foi assim que o futebol mais uma vez dominou no encontro de dois amigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário