sábado, 6 de junho de 2009

COMO É POSSIVEL ?

Durante esta semana visitei três grandes áreas comerciais. Uma delas é novinha, outra foi remodelada e a terceira já existe há uns anos. Resta dizer que duas são no concelho da Amadora e a outra em Lisboa. A grandeza destes empreendimentos suscitaram-me algumas reflexões e interrogações. No interior de um daqueles gigantes comerciais, com centenas de lojas, lojas de marca, dou por mim a meditar como é possível a sobrevivência deste comércio uma vez que estes complexos, para além destes três, muitos outros proliferam por este espaço territorial que é a Grande LISBOA, onde existe uma massa humana na ordem dos 2,5 milhões. Há qualquer coisa aqui que me escapa e naturalmente há muitos que pensam como eu. Num País com fracos recursos económicos, cujo população aufere salários muito baixos, onde grassa o desemprego, onde o que se vende nas lojas é quase tudo importado, perguntei-me nesse momento de meditação, como é possível e até onde vai toda esta opulência destas estruturas de cimento e ferro ? Haverá lugar para tanto comércio desta natureza ? O que é que está por detrás disto ? Será que no futuro estas gigantescas estruturas que existem em abundância não serão causadoras de graves crises económicas e de desemprego ? Enfim, as perguntas, as interrogações, mesmo depois de sair daquele espaço continuaram a fervilhar na minha cabeça. Num País tão pequeno, com as carências apontadas, que possui dos maiores Centros ou Áreas Comerciais da Europa, é estranho e enigmático e como por enquanto não há pagamento a imposto ao pensamento deixem-me pensar nestas coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário