domingo, 7 de junho de 2009
A MARCHA DE BENFICA
Estamos em tempo de Marchas Populares. Benfica este ano não desfila na Avenida.
Um regulamento com o qual nós não concordámos desde o primeiro dia afastou-nos de poder participar nesta manifestação da cultura popular da nossa cidade.
É um regulamento que foi imposto há 3 anos, em que os bairros classificados nos dois ultimos lugares sujeitam-se a um sorteio com eventuais interessados em participar neste Concurso das Marchas de Lisboa.
Ao classificarmos-nos nos dois últimos lugares o ano passado, tivemos que nos sujeitarmos ao referido sorteio do qual resultou a entrada de dois bairros, desconhecidos destas andanças, A BAIXA e BELEM.
A BAIXA como bairro é espantoso, mas enfim ... este regulamento que define que um bairro é representado apenas por uma Marcha ficou desde o primeiro momento ferido na sua legalidade, ao permitir que o bairro de Campolide fosse representado por duas marchas: Campolide e Bela Flor.
Pode dizer-se pois que a tradição de LISBOA está a ser adulterada. Benfica, fez parte do primeiro grupo de marchas que iniciou este evento em 1935 e é provavelmente, a que mais participações detém nos concursos até hoje realizados. É claro que há quem chame evolução àquilo que as marchas são hoje nos seus conteudos. Os argumentos que serviram de fundamentos para pôr em marcha a ideia de LEITÃO DE BARROS estão a ser constantemente atraiçoados por força de se atraiçoar a cultura popular e caminhar-se para uma cultura mais estilizada. Neste contexto, é óbvio que se caminha a passos largos para uma coisa qualquer que no futuro não se poderá continuar a chamar de MARCHAS.
A competição tornou-se exacerbada e não está em consonância com aquilo que seria desejável para uma manifestação de caracter popular.
É pois com alguma tristeza que nos vimos afastados de um evento para o qual nos empenhámos, com dificuldades ao longo dos anos, dadas as caracteristicas do bairro, mas sempre cumprindo uma tradição que transmitimos até aos dias de hoje. Os primórdios desta freguesia e deste bairro com honrosas tradições na comunidade da capital, chegaram até nós de forma viva e lendária através da Marcha de Benfica.
Para o ano logo veremos o que acontecerá. Apresentaremos a nossa candidatura e esperamos que a sorte nos acompanhe.
Etiquetas:
CULTURA NÃO É COMPETIÇÃO EXACERBADA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá Estanislau.
ResponderEliminarAí vem, em 2010 o regresso da grande marcha de benfica. muitos parabens.
Rafael Rodrigues