sábado, 15 de janeiro de 2011

CURSO DE ÉTICA DO CLUBE FUTEBOL BENFICA - O SABER NÃO OCUPA LUGAR

Com toda a sinceridade não esperava que este  Curso nos projectasse para  matérias  tão profundas e de grande importância  intelectual, cujo interesse histórico que daí tem resultado é muito evidente.

 Em boa hora, depois de uma conversa com o Dr. Pedro Vistas, decidimos levar a cabo esta acção.

O Programa proposto e delineado pelo Dr Pedro Vistas tem como base três pontos:

1.º - Historiografia pensante do percurso ético - moral; da Grécia arcaica ao agora intemporal do agir.

2.º - Perspetivação meta - ética das estruturas de acção humana ; entre a dependência cultural e o fundamento existencial, vias para uma arqueologia Ética

3.º - Ética como Ontologia, de ser agido ao Ser agente

Com o desenvolvimento do conhecimento destes três pontos, naturalmente que se amplia a autonomia e a liberdade na experiência da vida concreta.

A Ética não se resume só ao campo da Moral, é muito mais do que isso, é abrangente, é um dos braços da filosofia onde se procura  viver de acordo com o pensamento humano, não se sujeitando exclusivamente à  obediência de normas concebidas e impostas.  

O que importa aqui destacar é  a inter-actividade dos participantes  nesta acção  e consequentemente  o interesse sempre vivo e  crescente nos debates  das matérias abordadas.

Importa ainda dizer que a fluência e o saber do Dr Pedro Vistas  tem contribuido de forma decisiva para o êxito desta iniciativa.

Na próxima semana, lá estaremos às 18 horas,  3ª e 5ª feira,  para continuarmos este caminho do conhecimento

Sem comentários:

Enviar um comentário