quarta-feira, 19 de janeiro de 2011



O NOSSO CAMPO DE ACÇÃO REFLECTE-SE TAMBÉM NO CAMPO SOCIAL

Por isso com a devida vénia publico a menção recebida,  porque constitui motivo de orgulho pessoal e clubista.




Cidadania Activa – História de uma Parceria


Escrever este testemunho hoje é, obrigatoriamente, recordar-me da primeira vez que abordei o Senhor Presidente do Clube Futebol Benfica no sentido de que a Instituição se tornasse parceira de uma aventura pedagógica de que eu própria era desconhecedora.

Hoje, quando falamos em PIEF – Programa Integrado de Educação e Formação – já encontramos algum eco na sociedade civil: as reportagens televisivas e as da imprensa escrita e radiofónica têm permitido a difusão desta medida educativa e os próprios jovens que a frequentam têm sido embaixadores privilegiados do sucesso que a mesma tem alcançado.


Mas, há cinco anos atrás, quando “abrimos” a primeira turma PIEF e quando pedi ao Sr. Domingos Estanislau que nos ajudasse a encontrar respostas formativas para os nossos alunos, jamais imaginei que esta parceria se tornasse tão fundamental no crescimento dos nossos jovens e que o Fofó se tornasse, para alguns, numa Casa de Formação e de caloroso acolhimento. Numa época em que ninguém sabia o que era o PIEF, ao Senhor Presidente bastaram as linhas gerais do projecto, o entendimento sobre o objectivo da erradicação da exclusão social e do abandono escolar para, imediatamente, se disponibilizar a tornar o Clube Futebol Benfica nosso parceiro (o primeiro de todos).

No Clube Futebol Benfica, os nossos jovens prestam valências nas áreas da Formação Vocacional (FV) e de Acção Interesse Social e Comunitário (AISC), convivendo com as realidades não só da prática desportiva mas do auxílio às infraestruturas do próprio Clube o que lhes permite alargarem horizontes vocacionais mas – e se calhar de uma forma mais concreta e assertiva – alargarem igualmente as suas competências emocionais, percebendo as suas potencialidades, discutindo problemáticas e estendendo, no fundo, o contexto da sala de aula a um enquadramento geral em que se sentem apoiados e seguros para caminhar para o propósito maior: a integração social e a definição de objectivos quer pessoais quer profissionais que lhes permitam tornarem-se cidadãos activos, capazes e solidários.

A cada ano que passa, o compromisso com este Clube solidifica-se, cimenta-se na erradicação do abandono escolar e da exclusão social e não se nega jamais a associar-se ao PIEF nas suas acções de solidariedade como aconteceu recentemente ao participar na Campanha Papinhas e Fraldinhas que visou a recolha de géneros alimentares e e de produtos de higiene para crianças de tenra idade.

Presente na Comemoração Anual do PIEF - que ocorreu no Auditório da Junta de Freguesia de Casal de Cambra a 14 de Dezembro - o Clube Futebol Benfica teve, através do seu Presidente, a oportunidade de recordar esse caminho conjunto e de voltar a reiterar publicamente e perante as inúmeras entidades parceiras do projecto, a sua disponibilidade para continuar a cooperar num movimento pedagógico que em certas vertentes apenas poderá sobreviver através de exemplos cívicos como este Clube oferece e que são reveladores que se nós quisermos, se todos nós contribuirmos só um pouco com o nosso saber, com a nossa experiência e com o nosso calor humano; os jovens em abandono escolar (aqueles aquém o Ensino Escolar já não consegue cativar, aqueles cujas vivências são por vezes tão dramáticas); podem Acreditar. Acreditar que são cognitivamente capazes e acreditar que são fundamentais para uma sociedade que é também a deles e que por eles espera para se desenvolver

É esta a mensagem de esperança fraternamente vivida que o Clube Futebol Benfica nos oferece todos os anos. E é essa mensagem que aqui agradecemos. Muito.

(Este mês, a SIC dedicou uma Grande Reportagem aos PIEF intitulada Os Cinco Voltam à Escola e o nosso próprio PIEF foi alvo de uma reportagem radiofónica para a Rádio Renascença que irá ser brevemente difundida)



Lucia Piñeiro Ambrósio
Animadora de Projecto da Turma T2

Agrupamento de Escolas Prof. Agostinho da Silva



Sem comentários:

Enviar um comentário