sábado, 1 de janeiro de 2011

SÓ FALTAVA ESTE MANDAR UMAS ACHAS P´RA FOGUEIRA

   Bagão Félix é agora também uma espécie de comentador desportivo, opinador desportivo, ou cronista. É qualquer coisa destas.
Hoje é assim. Há muitos polivalentes em Portugal. Tanto se pode ser Ministro, Gestor, Adepto e também Opinador desportivo. Os superdotados são assim. Aparecem em todos os lados e "abrem portas" com uma facilidade espantosa.

Bagão Félix, que já foi Ministro, adepto confesso do futebol, fez agora uma provocação ao futebol, dizendo que este vive na impunidade. Mas então por onde tem andado este senhor?
Falar no Totonegócio é sintomáticamente uma inimizade para com o futebol. O cidadão Bagão esqueceu-se de dizer que o acordo sobre o pagamento das dividas foi feito baseado em cálculos que na altura foram feitos tendo como base uma previsão dos dinheiros que os clubes recebiam do totobola. Só que ... aquelas receitas diminuiram substancialmente. Todavia, era honesto intelectualmente,  que o referido cidadão informasse na sua crónica que em Espanha por exemplo,( mas não só em Espanha) quando se tomaram medidas relativamente aos impostos partiu-se do zero. Em Portugal apurou-se a divida até à infima espécie. Para quem gosta de ter como referência os outros, quando se fala nos nossos problemas, não seria descabido apresentar este exemplo, ou melhor, seria descabido trazer esta situação para a opinião pública incendiando a opinião que alguns têm sobre o futebol.
 Mas mais: como economista e com o seu passado político, já não seria  sem tempo que se detivesse sobre um estudo quanto ao peso económico do futebol; quais as receitas que este produz para os cofres do Estado; as receitas que gera toda a industria do futebol. O senhor Bagão já imaginou quanto é cobrado por semana nos jogos de futebol, desde os Regionais à 1ª Liga, de Norte a SJul do País, em IVA?
Se fosse uma pessoa verdadeiramente interessada no futebol não atirava umas achas para a fogueira e encontraria formas de o prestigiar mostrando a  vertente positiva. Nas linhas acima estão bons exemplos para serem dissecados e proveitosos para prestigio do futebol. 

Sem comentários:

Enviar um comentário