quarta-feira, 17 de agosto de 2011

OS PONTOS NOS iii

Este País, este Portugal, que é também o meu País, sofre de algumas doenças que já vêm de trás e há muitos anos.
De vez em quando surge uma ideia, por vezes mal concebida, mas se a mesma é no sentido negativo, aí estão uns quantos a aproveitá-la. Há sempre alguém à espreita da maledicência para tirar partido das suas fraquezas ou como escreveu  HUBERTO ROHDEN  "As nossas reuniões sociais, os nossos bate-papos são, em geral, academias de maledicência"  ou citando novamente aquele filosofo/espiritualista  " A imensa maioria dos homens não está em condições de medir o seu valor por si mesma. Necessita medir o seu próprio valor pelo desvalor dos outros."

Ora, como estou numa onda de comentar os nossos comentaristas desportivos, procurei encontrar através da palavra MALEDICÊNCIA algo que viesse a propósito das discussões sobre futebol e estas duas  citações, julgo, espelham bem a forma analitica como alguns personagens observam e vêm o futebol.

Um tema muito em voga agora, é de facto os estrangeiros em Portugal. Esta gente, contraditória, diga-se, que defendem a globalização com unhas e dentes e uma economia aberta igualmente, têm o arrojo e a latosa de pôr em causa aquilo que é hoje o modo de viver de qualquer sociedade no contexto actual.  Claro que eu não concordo com o modelo que nos é imposto, mas sou eu, o mesmo já não acontece com aqueles que defendem duas coisas ao mesmo tempo, sendo elas perfeitamente opostas.
Chama-se a isto malidicência, ou seja vontade de dizer mal. E encontram sempre um culpado.

Haja inteligência e verdade

 

Sem comentários:

Enviar um comentário