domingo, 11 de setembro de 2011

NOVAMENTE AS EQUIPAS BB, SEM RAZÃO

Agora que volta para cima das mesas a ideia das equipas B´s, deixo aqui a minha opinião escrita e divulgada em Janeiro de 1999. 

Fala-se muito na formação, mas creio que esta não é a melhor forma de trabalhar nesta área, porque tenho a certeza que quando for preciso meter algum craque,  para evitar uma descida de divisão é preterido aquele ou aqueles que neste momento estão a servir  como argumento para a formação destas equipas.

Quem são os clubes  que vão ter equipas B´s?  Doutra maneira quem são os clubes com condições económicas  para ter uma  equipa B?

Noutros tempos existiram os campeonatos de reservas e acabaram porquê? A razão fundamental foi o aspecto económico.

As equipas de reservas eram formadas na base dos jogadores oriundos dos juniores e no entanto os clubes não suportaram as despesas. Mas essa para mim não é a questão fundamental na medida em que o mais importante é a dignidade que deve existir no desporto e não concebo que um campeonato nacionalda II divisão B esteja sujeito a oscilações de acordo com a pretensão deste ou daquele clube. Penso que não tem lógica nenhuma esta situação.Uma II divisão B já envolve alguma responsabilidade e não pode estar sujeita a este tipo de situação.

Creio que não vão ter muito futuro estas equipas.

Poder-me-ão dizer em Espanha, por exemplo, elas existem, mas tenho  que dizer que as condições são outras. Há mais dinheiro, há mais estruturas, no fundo há outro tipo de  condições e portanto não se pode de forma alguma obter critérios de comparação porque efectivamente não é possível.

As equipas B,s tinham algum cabimento se fosse possível organizar um campeonato em que só essas equipas pudessem participar, isso sim, mas todos sabemos que isso é inviável, pelas razões já atrás aduzidas.

Penso que a colocação de jogadores em que se preveja algumas potencialidades em clubes com objectivos bem determinados, das divisões secundárias, seria a medida mais acertada, para a evolução desses jogadores.

O empenhamento e os objectivos seriam diferentes, mais motivadores e mais interessantes.

Jogar numa equipa B, salvo uma ou outra excepção, vai ser um pesadelo, embora inicialmente, exista por parte do atleta uma enorme expectativa em ascender à equipa principal. Para muitos vai ser o cemitério de alguns sonhos, ao pensarem que vão atingir o estrelato. Vamos a ver se assim não vai acontecer.

Vai existir também da parte dos grandes clubes , uma corrida aos mais pequenos para irem buscar um ou outro jogador que se "mostre".

Se estas equipas têm com principio a defesa da  formação, pelo menos é isso que os defensores do projecto defendem. O  regulamento não devia permitir a integração de jogadores nessas equipas para  além dos 23 anos e sobretudo jogadores de nacionalidade estrangeira. A não ser assim os fundamentos não são verdadeiros e o processo está inquinado.

Penso ainda que um jogador tem uma fase de maturação decisiva, entre os 18 e os 20 anos, mas não será numa equipa B, porque não acredito que todos os elementos estejam ao mesmo nivel, ou seja, nem todos têm as mesmas potencialidades para vingarem no futebol ao mais alto nível e portanto reafirmo o que para trás ficou dito. A solução ideal para os que mostrem qualidades será rodar noutro clube com condições para o seu desenvolvimento.

Não acredito nas equipas B,s- Esta é a minha opinião e o futuro dar-me-á razão com toda a certeza.
,,,,,,,,,,,

Escrito em 1999. Acertei.  Mantenho a mesma opinião

Sem comentários:

Enviar um comentário