terça-feira, 6 de setembro de 2011

O SEU A SEU DONO E JUSTIÇA ACIMA DE TUDO

Existe uma campanha da comunicação social contra o Dr Gilberto Madail. É habitual neste País. Quando as pessoas nas suas actividades obtêm êxito denigre-se essas mesmas pessoas. A inveja é um mal da nossa sociedade.


Curriculo do Dr Gilberto Madail
Presidente do Beira Mar - 2 anos
Presidente da Associação Futebol de Aveiro - 4 anos
Presidente da Assembleia Geral da F P F entre 1992/1996
Em 2004 entrou para o Comité Executivo da UEFA
Desde 2007 Presidente da Comissão das equipas nacionais e
Presidente Adjunto da Comissão de Futebol Junior e Amador
Na FIFA-membro da Comissão Organizadora do Campeonato do
Mundo e da Comissão das Federações

O Dr Silva Resende, em 1989, como Presidente da FPF, numa sessão solene da  AFL, defendia que os mandatos dos órgãos Sociais, em termos de tempo,  deviam ser alterados para um período mais dilatado,  para que o Presidente eleito,  pudesse nas Instâncias Internacionais, nomeadamente na UEFA,   desfrutar dos  contactos necessários para uma maior influência nos organismos do futebol  porque só  um período dilatado de tempo  pelos corredores da UEFA  daria essa possibilidade.
O Dr. Gilberto Madail foi eleito Presidente da Federação Portuguesa de Futebol em Março de 1996. Conheci Angel Villar, Presidente da Real Federação Espanhola, no 4º Congresso do Futebol, em Vila Moura, em Março de 1997. Nessa altura já Angel Villar tinha uns anos de Presidente daquela Federação e era um dirigente prestigiado. Estes dois exemplos, até pela proximidade territorial, das respectivas Federações servem para comparar a diferença de atitudes.
 Em Espanha Angel Villar está de pedra e cal e o seu prestígio internacional mantém-se intacto. Em Portugal condena-se um homem que realizou trabalho, conquistou títulos, o futebol português e a sua selecção passou a fazer parte do lote das grandes selecções do Mundo, enfim, foi nos mandatos do Dr Gilberto Madail, quer queiram ou não, que o futebol português entrou na rota dos grandes acontecimentos internacionais.  A conclusão que se pode retirar disto tudo é que o facto de ter realizado trabalho de vulto, o Dr Gilberto Madail criou inveja a muita gente e  criou também  uma cadeira apetecível , que é o  lugar de Presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
No dia da Final da Taça de Portugal de Futebol Feminino, em que esteve presente, confidenciou-me que a grande mágoa era não ter conseguido construir, ainda, a Casa das Selecções por falta de terreno para o efeito.  
Desportivamente, existirá alguém de bom senso que possa pôr em causa os êxitos obtidos nos seus mandatos? Claro que não. Os mal intencionados, aqueles que têm que ter assunto para terem visibilidade, ah, esses sim.
Durante a sua presidência, a UEFA entregou a Portugal a organização de cinco competições internacionais:
A Fase Final do Campeonato da Europa Sub-17 (Viseu e Vila Real, 2003),
O Euro 2004, no qual nos classificamos em 2º lugar.
O Campeonato da Europa Sub-21 de 2006,
O Europeu de Futsal de 2007,
E a Final da Taça UEFA, no Estádio José Alvalade na época 2004/05.
No seu ‘currículo’como Presidente da FPF conta ainda com quatro apuramentos para:
4 Fases Finais em Europeus: Inglaterra 96 - Bélgica/Holanda 2000 - Portugal 2004 e Áustria/Suíça 2008, caminha a passos largos para o apuramento do Europeu de 2012.
3 Fases Finais  em Mundiais: Coreia/Japão 2002, Alemanha 2006, Africa do Sul 2010
No Futebol Juvenil, quatro títulos conquistados: Sub 18 (1999), Sub 17 (2003), Sub 16 (1996 e 2000)
Finalista de Sub 20 do Campeonato do Mundo de 2011, na Colômbia.
Bem estes são os argumentos fortes em defesa de uma pessoa que eu considero e aprecio. Mas posso ir mais longe, se disser que este senhor do futebol português, quando tomou conta dos destinos da Federação esta tinha perdido o Estatuto de Utilidade Publica por estar falida tecnicamente.
Hoje as selecções estão devidamente apetrechadas. Pessoal técnico e administrativo com competência provada estão ao serviço das selecções. Técnicos de equipamentos, Psicólogos, Médicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Massagistas, Cozinheiros, Seguranças, Secretários Técnicos, Preparadores Fisicos, Treinadores, constituem o staff de qualquer selecção. Todos sabem as suas missões e agem dentro de regras devidamente estipuladas.
Foi também no seu mandato que nasceu a nova Sede da Federação Portuguesa de Futebol.
E por saber que tudo isto existe é que condeno aqueles que por não saberem nada, não perceberem do que falam, que lançam veneno para a opinião pública, que escrevi  este documento, que é um documento de indignação face a tanta m…..  que vou ouvindo no dia a dia de pessoas que deviam de enxergarem-se primeiro.

05.09.2011

Domingos Estanislau   

Sem comentários:

Enviar um comentário