quarta-feira, 22 de abril de 2009

O FUTEBOL EM TRANSFORMAÇÃO

Confesso sinceramente, apesar dos muitos anos que tenho de futebol e sempre em permanente intervenção, que se me pedissem uma opinião quanto ao futuro do futebol, em Portugal, que teria ou tenho dificuldade em dizer o que é que pode acontecer, tanto a curto prazo como a médio prazo. Ninguém de bom censo pode emitir uma opinião válida acerca do futuro da modalidade. O que se sabe é que muita coisa alterou-se nestes últimos tempos e que a legislação que aos poucos vem para cima da mesa visa alterar profundamente as relações entre clubes, Poder, Associações, Federação. O Licenciamento a que os clubes vão estar sujeitos,constitui para estes dificuldades acrescidas hà já existentes, sobretudo aqueles de recursos diminutos e são obviamente a grande maioria deles, é um sinal dos tempos. Já anteriormente, eu dizia que um verdadeiro dirigente desportivo, para além da sua profunda ligação ao clube tinha que ter conhecimentos básicos ou sensibilidade para dois vectores importantes na organização de um clube: gestão e conhecimentos juridicos. Quer isto dizer que cada vez mais o conhecimento técnico é necessário, o que obriga os clubes a terem dirigentes com conhecimentos abrangentes ou contratar profissionais com habilitação necessária para o efeito. Disso não tenhamos dúvidas. Também ninguém deve ter dúvidas que esta realidade torna cada vez mais dificil a vida aos clubes, na medida em que os encargos crescem e as receitas não acompanham as despesas, sendo certo também - é precisamente isso que acontece presentemente - que os clubes estão a perder associados e portanto o futebol e o desporto em geral, popular como é, devia ter regras simples e populares, mas infelizmente isso não se verifica, antes pelo contrário, em vez do simplex aplica-se o complex e por isso eu digo que ninguém pode dizer qual o futuro do futebol e do desporto. O momento presente identifica-se por dificuldades e de futuro imprevisivel,para os de menores recursos,que sendo importantes na contextura do desporto nacional,encontram cada vez mais dificuldades nas suas actividades.

1 comentário:

  1. Senhor Presidente, parece que esta análise, entra um pouco em contradição, pois pela sua experiência, e pelo dissecar desta crónica, não augura um bom futuro para o futebol não-profissional, e sabe que no dia a dia, no nosso clube sentimos essas dificuldades, apesar de se conseguir fazer uma gestão equilibrada, mas cada vez as obrigações aumentam, e ajudas camarárias e governamentais, são escassas. O nosso Clube ainda tem algumas estruturas que foram criadas, que são uma fonte de receita insuficiente para as despesas normais do Clube, mas como diz o povo "quem não tem cão caça com rato".
    Penso que no futuro o Clube Futebol Benfica vai se projectar, e viver sem problemas de tesouraria, graças ao Grande Projecto que o Clube tem em mãos para desenvolver.
    Este comentário não tem sentido critico, mas uma visão de alguem que tem aprendido, a questionar as dificuldades porque passam os clubes ao nivel do Clube Futebol Benfica.
    As novas tecnologias, entre elas a Internet, pode por em discussão e análises vários temas, e devemos respeitar as opiniões todos, uns mais conhecedores, outros com vontade de estarem sempre aprender.
    Saudações Desportivas

    ResponderEliminar