sábado, 25 de julho de 2009

CIDADANIA E DEMOCRACIA

Vivo preocupado com a cidadania e a democracia deste País que é o meu e é aqui que sempre quis viver. Nunca tive como meta ou ambição viver no estrangeiro. Sempre pensei que ao emigrar perderia alguns valores, laços de amizade, de família, de costumes, etc, talvez por isso nunca tencionei viver fora do País que me viu nascer, mesmo hoje que a globalização acabou com determinados preconceitos e até nalguns casos fronteiras. A única vez que vivi fora, não posso considerar que fui emigrante, foi quando me mandaram para a guerra colonial de Moçambique. Fui e fui forçado porque só dessa forma é que me "arrancaram" a este território de 97000 km2 de área. Todavia, quero deixar claro, que nada tenho contra quem escolheu essa opção de vida e emigrou, devo dizer que tenho grande admiração por esses portugueses valentes e obreiros que estão espalhados pelos 5 continentes do mundo. Este é o meu País. O País que é dominado por um Poder oculto que actua como uma rede que aos poucos vai retirando direitos aos seus cidadãos, sem que a maioria deles se apercebam que estão a ser vilipendiados nos seus mais legitimos direitos. Este é o meu País, que o querem dominar, que o querem tornar amorfo, sem ideias, sem ideais e que me revolta que assim seja. Eu exerço a cidadania e gostaria que não fosse apenas uma pequena parte da população do meu País que tenha tal procedimento, porque este exercicio, esta obrigação, também se constroi e há quem não esteja interessado no desenvolvimento desta componente importante da vida de todos nós. Assim é mais fácil manipular e controlar toda a nossa vida. Em termos políticos tenho a minha opção, nunca fui independente, felizmente. Sou por ideologia comunista, sinto que existe uma estratégia, muito bem coordenada, de silenciamento às posições do PCP. Nas televisões é uma afronta diária, todos os dias assistimos a verdadeiros escândalos de discriminação e de falsidade, há comentadores e analistas de todos os quadrantes menos do PCP e tudo isto constitui um verdadeiro atentado à democracia e prejudica ferozmente a cidadania. Não foi este o País que imaginei. Sempre pensei que todos podiamos contribuir para uma sociedade melhor, que a aprendizagem e o incremento da cidadania estaria na primeira linha das preocupações de quem tem o Poder, mas não é isso que sinto e este direito que é inalienável em qualquer sociedade de progresso está quartado e suspenso. Hoje exerci o meu direito de cidadão consciente, cumpridor dos meus deveres. Exerci cidadania e democracia ...durmo descansado ... protestei, tenho esse direito, não só o do protesto mas também o direito à informação que me está a ser roubada.

Sem comentários:

Enviar um comentário