terça-feira, 21 de dezembro de 2010

AGORA É O INVESTIMENTO QUE ESTÁ NA ORDEM DO DIA

Isto vai por ciclos.

 Agora a toda a hora ouve-se na comunicação social falar de investimento.  Normalmente pede-se, é o termo, investimento estrangeiro. E  a dúvida que me suscita é se estes investimentos que os estrangeiros vêm cá fazer se trazem riqueza ao nosso País. Isto nunca foi suficientemente explicado a todos nós, o que é sabido é que a maioria das Empresas instalam-se, recebem terrenos para o efeito, recebem mordomias em termos fiscais e ao fim de poucos anos levantam ferro e zarpam para outros lados.

Coloco a seguinte questão: Com tantas benesses concedidas, com transferências de lucros para o País de origem, com trabalhadores despedidos por força do encerramento, pergunto: Será importante para nós o investimento estrangeiro face aos factos apontados? Creio que não lucramos muito com essas opções e de facto não vi até hoje alguém apresentar um estudo sério que nos possa levar a concluir que se tratou ou trata-se de uma boa opção correr atrás  do investimento estrangeiro. QIMONDA será talvez um belo exemplo  entre muitos outros, por isso era bom que se soubesse o  DEVE e HAVER   daquela firma relativamente à economia nacional.

Os economistas "parladores"  já nos habituaram a conversas em familia, bem encenadas para parecer que cada um tem soluções diferentes . Claro que nos debates não aparece o contraditório. É um escandalo esta comunicação social, mas é o que acontece.  

Neste País de brandos costumes, continuamos a ser dominados por  aqueles que têm os seus homens de mão a defende-los e a quem lhes chamo papagaios.

Todos de nós também temos noções de economia. Somos forçados a isso e além disso, pelo menos eu sei que 2 mais 2 são 4. Salazar dizia para trabalharmos porque para pensar estava ele. Claro que foram outros tempos. Hoje pensa-se ou melhor há mais gente a pensar.

Um dia isto resolve-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário