sábado, 4 de dezembro de 2010

TODOS OS DIAS SURGEM FACTOS NOVOS QUE NÃO NOS ENOBRECEM COMO POVO, COMO NAÇÃO.

QUE DIZER A ISTO?

Portugal em segundo lugar no top das desigualdades na União Europeia.
 Outra noticia, surpreendente, também de Portugal, a que se refere aos mais ricos e aos mais pobres.

O rendimento dos 20 por cento da população mais ricos é 6,1 vezes superior ao dos 20 por cento mais pobres, concluiu a equipa coordenada pelo investigador Renato Miguel do Carmo.
 Estudo elaborado pelo Observatório das Desigualdades, que funciona no âmbito do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), contando com apoio governamental.


A primeira noticia qualquer um de nós acredita, não sofre  qualquer contestação seja de quem fôr.

A segunda é para rir  ou então está mal explicada. 

Tomemos como exemplo um ordenado de 500 euros mensais dos mais pobres, absurdamente. Se assim fosse os mais ricos ganhariam por mês 3.050 euros. 

Afinal este País não está assim tão mal em termos de distribuição de rendimentos e daqui se conclui que andamos todos enganados. Em bom rigor não é exactamente isto que o estudo nos revela, mas é quase  isto. É POUCO SÉRIO E MUITO MENOS CONVINCENTE

OUTRA NOTICIA TAMBÉM SURPREENDENTE

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, através da sua porta-voz, lamentou ontem a divulgação de "documentos roubados/subtraídos ao Governo norte-americano com objectivos pessoais e partidários" através do site da Wikileaks e sublinha a diferença entre a disponibilidade de Portugal para cooperar, no âmbito da União Europeia, numa solução que permitisse aos EUA encerrar o " dossier Guantanamo" e os "voos da CIA" que aludem ao transporte ilegal de suspeitos de terrorismo. Luís Amado tomou, aliás, a iniciativa de escrever uma carta aos restantes ministros europeus dos Negócios Estrangeiros pedindo que contribuíssem na recepção de detidos da prisão norte-americana.

Moral desta história


1 - Fez-se luz para um caso que já se sabia que existiu.
2 - Julian Assange, corre agora o risco de ser detido, não por ter revelado aqueles documentos mas porque ser violador.
E assim vai o mundo...

Sem comentários:

Enviar um comentário