sábado, 25 de setembro de 2010

OS 100 ANOS DA AFL E O LIVRO


Gostaria de me referir de forma elogiosa à organização dos festejos dos 100 anos da Associação mais antiga do País, sobretudo ao livro a assinalar o evento, mas com grande mágoa não posso faze-lo. A minha decepção foi enorme. Esperava, sinceramente, pelo facto deste livro ser um marco histórico para os vindouros, que a compilação dos factos fosse mais completa e evidenciasse o trabalho de muitos dos clubes que mantêm a Associação de Futebol de Lisboa, como a segunda mais importante de Portugal.
A Empresa encarregada do evento, quanto a mim não mostrou competência para o efeito. Mostrou ser pouco sabedora sobre o fenómeno do associativismo, preocupou-se muito com o BENFICA  e o SPORTING. Fico sem perceber se o livro é a história da AFL  se daqueles dois grandes clubes. É óbvio que merecem destaque, não ponho isso em causa, mas então não era preciso tanto show off, ou seja, pedirem documentação aos clubes, criando a estes enormes expectativas e o material enviado, bastante importante, na perspectiva histórica dos clubes e da própria Associação, ficarem guardados num bau a que ninguém vai ter acesso. Eu, no caso do FUTEBOL BENFICA,  considero um desprezo absoluto e uma desconsideração que não aceito e por isso devolvo o livro à Associação, até porque relativamente, ainda ao meu clube, há no referido livro erros inadmissiveis e um livro desta importância merece um tratamento criterioso e de grande cuidado e atenção.
Em 1910, o FUTEBOL BENFICA vence o Campeonato de 4ªas categorias e no Quadro de Resultados aparece a Casa Pia. A fotografia da respectiva Taça foi enviada quando me pediram documentação, mas pelos vistos em termos históricos não tem qualquer importância; uma fotografia da equipa de 1906/1908 também não é reveladora de qualquer interesse; a data da filiação deste clube na Associação, é de 1916, e aparece no livro como sendo 1933. São erros a mais para livro tão importante.
Acharam os escribas do livro que não era importante destacar aqueles que resistiram ao tempo e caminharam até aos tempos de hoje.

(amanhã continuo esta minha apreciação ao livro)

Sem comentários:

Enviar um comentário