segunda-feira, 13 de setembro de 2010

QUE JORNAIS DESPORTIVOS VAMOS TER NO FUTURO?


O nosso panorama desportivo apreciado globalmente   não se pode considerar que seja uma coisa pouco aceitável.
Penso que apesar de todas as nossas carências, das dificuldades económicas, de sermos um País de cerca de 10  milhões de almas, de  nos situarmos num dos extremos da Europa, tendo como fronteiras o Atlântico e a Espanha o que me permite dizer que estamos bloqueados ou isolados, existindo portanto diferenças importantes relativamente aqueles que têm várias saidas territoriais. Óbviamente, que a situação geográfica, determina outras condições, sob vários aspectos e nomeadamente no que ao desporto diz respeito. 
Um País com estas caracteristicas, não obstante as mesmas, tem campeões Europeus, tem Medalhas Olimpicas, tem acima de tudo titulos em várias modalidades.  Remo, Bilhar, Judo, foram esta semana noticia ao brilharem internacionalmente, mas com tão pouco conhecimento do grande público. Contudo, existem em Portugal 3 jornais desportivos diários que ocupam algumas das suas páginas com assuntos de revistas, conhecidas como cor de rosa, que para os seus directores (de jornais) acabam  por ser mais importante do que um ou outro êxito alcançado além fronteiras, por atletas portugueses, que mereciam naturalmente uma maior divulgação.
Da mesma maneira é criticável a orientação que está a ser dada aos jornais. Hoje são os médicos, os advogados, os professores, os engenheiros, os empresários e os políticos que escrevem sobre desporto, melhor dizendo, sobre futebol. Todos percebem da modalidade às carradas e é este o caminho que os jornais desportivos traçaram, com a agravante que as opiniões expandidas por esses personagens manifestam-se  em 3 correntes: Benfica, Sporting e Porto. 
Jornalistas e homens que põem  em marcha a dinâmica desportiva do País, esses, não têm vote na matéria.  
Parece um assunto de somenos importância, mas não é, porque estas coisas também se reflecte na educação de um povo. Por isso com justa causa eu pergunto para que parâmetros corre a imprensa desportiva portuguesa?
   

Sem comentários:

Enviar um comentário