terça-feira, 10 de março de 2009
AGORA SIM - MISSÃO CUMPRIDA APÓS 20 ANOS
Quando assumi a Presidência do Clube, no já longinquo ano de 1988 (13.02.1988), imaginei um projecto de desenvolvimento que nos pudesse catapultar para outros patamares do desporto português..
Conhecendo a história do Futebol Benfica como poucos - já nessa altura era um profundo conhecedor da vida do Clube - que desde muito novo me habituei a vive-lo intensamente, tinha a noção que só criando estruturas que estivessem em consonância com o desenvolvimento dos tempos podia salvar o clube da letargia em que outros cairam e acabaram mesmo por sucumbir por força da inadaptação áquilo que se foi tornando uma exigência da sociedade, isto é, a paixão pelo clube local foi-se tornando uma miragem, proveniente de uma sociedade que passou num ápice a ter outros valores na medida em que os media passaram a ser a principal força do País e portanto passou-se a optar por empreendimentos de grande vulto a que o desporto obviamente não fugiu a esta regra. Os grandes clubes que para o nosso meio já eram grandes, foram-se afastando progressivamente dos outros, as diferenças foram-se acentuando e muitos dos clubes de 2ª ou 3ª linha foram perdendo a chama e extinguiram-se, alguns com um passado deveras interessante.
Percebi, a tempo, que o Futebol Benfica só tinha uma hipótese para continuar vivo e a honrar o seu passado. E portanto ou criava o minimo de condições de forma a manter viva algumas paixões que existiam ou então o caminho que se nos deparava era igual ao de muitos outros.
Conseguimos ao fim de 3 anos, remodelar de alto a baixo o aspecto fisico das instalações, com o arrelvamento do campo principal e a construção de um outro e assim dar um salto qualitativo em termos desportivos e aumentar por outro lado o numero de atletas nas modalidades, não só no futebol, por força do entusiasmo que estas obras provocaram. O primeiro passo estava dado, era pois, necessário partir para outra meta e a etapa que se seguiu foi elaborar um projecto, que tivesse cabeça, tronco e membros. Construiu-se o Complexo Comercial que tem garantido a sobrevivência do Clube e portanto estava assim concluida a 1ª fase que era essencial para se partir para o Projecto que lhe designei por Projecto Global.
A Piscina, o Pavilhão, o Parque de Estacionamento, o Infantário e o Imobiliário, passou a ser a aspiração seguinte, embora esta tivesse nascido com o Complexo Comercial. E assim foi, passou-se para o papel a ideia e encetou-se uma batalha que nunca se perdeu, porque apesar dos escolhos que fomos encontrando pelo caminho nunca nos demos por vencidos.
Hoje, dia 10 de Março, ao fim da tarde, a Assembleia Municipal viabilizou o PROJECTO GLOBAL DO FUTEBOL BENFICA.
Vivi, enquanto os Deputados intervinham, o momento com grande emoção. Estava a ser discutido o trabalho, a insistência, a perseverança e a esperança que sempre acalentei, bem como outros que estiveram sempre comigo e porque já não estão entre nós, destaque aqui dois homens de grande verticalidade e que comigo encetaram este caminho, são eles SARAIVA DA MOTA e GUILHERME VALENTIM, mereciam estar entre nós para ver aquilo em que também sempre acreditaram. Há outros que estão vivos, felizmente, e que a seu tempo falaremos deles. Aos Corpos Gerentes actuais, que num momento em que este projecto foi posto em causa acreditaram em mim, passando inclusivamente por momentos desagradáveis, se dispuseram trabalhar numa lista por mim elaborada, que tinha sobretudo como programa de acção a consecussão deste projecto - PROJECTO GLOBAL- saudo-os de forma muita intensa. Ficarão também para sempre ligados a um projecto ambicioso e determinante para a vida do CLUBE FUTEBOL BENFICA.
SÓ A PAIXÃO NOS PODE CONDUZIR ÀS GRANDES VITÓRIAS!
Etiquetas:
JÁ POSSO IR-ME EMBORA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário