quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A INJUSTIÇA QUE POR AQUI PROLIFERA

Dr GILBERTO MADAIL Presidente da Federação Portuguesa de Futebol
A questão Carlos Queiroz é de momento o assunto mais quente do futebol português. Espantosamente tenho lido e tenho ouvido na Comunicação Social os mais disparatados comentários sobre este assunto.
O Dr Gilberto Madail mais uma vez pode coleccionar mais uns inimigos, mas calejado como está, vai chutar para o lado, que é efectivamente o melhor que tem que fazer.
Eu sei que o lugar é apetitoso, ou melhor, invejado, mas sei também que muitos outros que passaram pela FPF, pelo menos durante o tempo que por cá tenho andado (tenho 64 anos), não vi ninguém apresentar resultados quer desportivos quer financeiros como na vigência dos mandatos do Dr Madail. Eu sei que alguns ao lerem esta minha opinião encontram logo argumentos de combate. Vão dizer, de certeza, que a conjuntura é diferente; que os tempos são outros; que há mais dinheiro; enfim ... estes serão os comentários daqueles que sentem uma frustração muito grande por não terem atingido o gabarito do actual Presidente da FPF.
Não ignoro que pela Federação passaram homens que granjearam notoriedade e prestigio, mas não ignoro, também, que quando o Dr Madail chegou à Federação, esta tinha perdido o Estatuto de Utilidade Publica e estava falida e descredebilizada. Internacionalmente eramos aquilo a que se chama popularmente um ZERO.
Claro que não ignoro que na UEFA , hoje, temos prestigio e por isso nas várias Comissões/Paineis, são muitos os dirigentes Portugueses com assente nesses Organismos.
Com Gilberto Madail à frente da FPF, Portugal ficou sempre apurado para o Campeonato do Mundo e para o Europeu. Com Gilberto Madail à frente da FPF subimos no Ranking da UEFA e da FIFA.
Com Gilberto Madail à frente da FPF Portugal organizou o Europeu de 2004, que bastante prestigiou o Futebol Português e o País.
Com Gilberto Madail á frente da FPF foi construida uma Sede digna, funcional e que revela a projecção que o Futebol em Portugal atingiu.
Com Gilberto Madail à frente da FPF as Associações Distritais passaram a ter mais dinheiro para se organizarem.
Com Gilberto Madail à frente da FPF vi o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol visitar os chamados pequenos Clubes e participar nas actividades destes.
Enfim ... estes são argumentos que podem ser utilizados em abono da verdade e da competência. Naturalmente por tudo isto, não posso concordar com a critica maldosa que hoje se faz a quem tem todos estes argumentos, só para citar estes, porque muitos outros não foram aqui referidos.
Crucificar o Presidente da Federação pelo Processo do Carlos Queiroz é de uma ignorância absurda, mas aqui mais uma vez há um ditado popular que sustenta, as análises deturpadas que alguns fazem de má fé: "É preso por ter cão e é preso por não ter cão".
Os actos, as atitudes, têm responsáveis e neste caso todos conhecemos o rosto de quem praticou o acto. Não podem os detractores dizer que não há regulamentação para este efeito, pois claro que há e todos sabem disso, como sabem que o Regulamento impõe regras e simultâneamente prazos.
A defesa que aqui faço do Dr Gilbertyo Madail é a razão da consideração, do reconhecimento e da amizade, tanto assim é que fico de bem com a minha consciência

"Não tem amigos o homem que nunca teve inimigos - Alfred Tennyson"

Sem comentários:

Enviar um comentário