sábado, 27 de novembro de 2010

AO ALEXANDRE ADRIÃO

O senhor Alexandre Adrião, de facto não conhece a história da sua familia.
No dia 28 de Agosto de 1943, embarcava na Rocha Conde de Óbidos, com destino a Moçambique, um menino com quatro anos e uns meses, que se  chamava FERNANDO  AMARAL  ADRIÃO, acompanhado  naturalmente pelos seus pais.

O pai FERNANDO PINTO ADRIÃO, um devoto futebolbenfiquista, internacional de hóquei patins, como jogador do CLUBE FUTEBOL BENFICA, gozava de imensa simpatia por parte da massa associativa do Clube e por isso cerca de uma centenas de sócios e amigos compareceram na doca de Alcântara para se despedirem daquele que foi um dos principais responsáveis da reorganização do GRUPO FUTEBOL BENFICA, que se transformou em CLUBE FUTEBOL BENFICA, por força da Constituição da República Portuguesa da altura.

O menino ADRIÃO começou a patinar no CLUBE FUTEBOL BENFICA e portanto já levou para Moçambique o apego à modalidade que o tornou célebre.

(Fernando Adrião saudado por atletas do Clube)

Em 1955  é seleccionado e vem ao Continente para representar Portugal, o  CLUBE FUTEBOL BENFICA aproveita a ocasião para lhe prestar uma significativa homenagem, conforme provam as fotografias aqui publicadas.  Provavelmente a Medalha de Ouro que lhe foi atribuida nessa homenagem, repousa agora no Museu do Dramático de Cascais

(Três campeões do Mundo. Fernando Adrião ladeado pelos irmãos Serpa já retirados da competição)

De facto FERNANDO ADRIÃO, nunca teve nenhuma relação com o CLUBE FUTEBOL BENFICA. AS imagens aqui publicadas são inventadas, naturalmente.

De facto senhor Alexandre, a memória é curta e a gratidão também.

De facto senhor Alexandre este blogue não tem morada na "linha" é de Benfica, Bairro digno, onde viveram muitos dos seus familiares e onde o seu pai nasceu.

De facto senhor Alexandre eu de facto não sei nada de desporto mas sei o suficiente para lhe informar sobre aquilo que você julgava saber mas não sabe nada sobre o que opina.

PARA TERMINAR: Deixo aqui uma frase da autoria do Capitão Santos Romão, grande impulsionador do hóquei nacional e grande homem do FUTEBOL BENFICA,  que colocou na fotografia (existente na Sede do Clube) da despedida dos seus avós e pai na doca da Rocha Conde de óbidos.

"Vai parte. Que leves no coração a tua dedicação ao CLUBE FUTEBOL BE3NFICA" 

3 comentários:

  1. Caro Lau:

    Parabéns pela forma como interpretas a gratidão e a mística do nosso Clube Futebol Benfica, guardando as suas memórias que o tempo nunca apagará, enquanto houver dirigentes da tua estirpe.
    Um grande abraço do
    José Tibúrcio
    Sócio nº 36

    ResponderEliminar
  2. Exmo. Senhor Estanislau,

    Não vou alimentar esta sua incurção teórica e apaixonada pelas memórias que tem de meu Pai, ou mesmo pelos parcos registos fotográficos que detém. No entanto e independemente de tudo isso tenho que lhe dizer que as memórias de FÓFÓ a que se referia o meu Avô sempre foram respeitadas e acarinhadas por todos nós. Adianto-lhe que se o espólio tivésse sido doado a todos os clubes que prestaram enormes homenagens a meu Pai, provavelmente teríamos uma medalha em cada canto do Mundo. Concorde o Senhor ou não com as opções que meu Pai tomou, deve-lhes respeito e já agora aproveitando o seu artigo, tenha presente que afinal se calhar o Senhor deve mais ao nome Adrião do que este a si. Não fora assim e pelas suas próprias palavras, se calhar e não fora o meu Avô não estaria o Senhor na posição de Presidente de um Clube que poderia até nem existir...
    Portanto reitero que o Senhor deve respeito sim, ao nome ADRIÃO e à memória de meu Pai como desportista, e ao destino que entendeu dar ao seu espólio desportivo.
    Saudações a todos do Futebol Benfica!
    Passe bem.

    Alexandre Adrião

    ResponderEliminar
  3. Exmº. Senhor Alexandre Adrião,

    Os meus parcos registos fotográficos registos fotográficos servem para me dar razão, porque valho-me deles para não lavar aqui roupa suja, tal como prometi no dia em que entrámos nesta conversação. Se não não fosse o seu atrevimento não estariamos agora aqui a trocar "galhardetes", mas como eu não sou de me ficar e sou defensor da dignidade e gratidão vou até onde for possível, aliás, é caracteristica deste blogue "bairristico". Não, não é da linha, mas é, neste caso, o blogue que tem por missão repôr as coisas no seu devido lugar.

    Não o conheço, mas fico com uma opinião a seu respeito, pelo que escreve, bastante redutora. Dizer que o Clube existe porque o seu avô existiu ( o seu avbô não tem culpa nenhuma disto, ressalvo) é considerar o seu familiar um Deus, que eu saiba os cristãos veneram um Deus, será ele? Não entre por ai Alexandre. Este Clube é demasiadamente grande para pensarmos que está ou esteve dependentre de um unico ser huimano. Falar assim é atraiçoar a história do Clube e desprezar muitas familias que deram e continuam a dar muito a este Clue, claro, que estes valores ultrapassam a sua limitada compreensão. Esquecer famílias como Marques de Sousa, familia Tiburcio, familia Ramos, familia Serpa, etc, etc etc. é efectivamente uma presunção que nos tempos que correm é próprio de quem está longe da realidade e filosóficamente ... olhe nem sei o que lhe dizer.
    Compete-me defender os valores deste Clube e você não sabe o que é isso. Sou Presidente deste Clube com muita honra, por isso honro os que o serviram e tenho muita honra em ter na história deste Clube a família Adrião, isto não invalida que foi uma má decisão a gaffe que cometeu ao entregar a um Clube com o qual não teve relação absolutamente nenhuma todo o espólio. Não fui só eu que reagi a esta atitude, outros sócios que têm sentimentos já se manifestaram, aqui no blogue e por via directa, por isso não queira encontrar justificação para o mal cometido onde não existe razão para tal.

    Aos homens que constituiram a Comissão que reorganizou o Grupo Futebol Benfica, aqui fica os nomes dos mesmos, jamais serão esquecidos:
    - ANTÓNIO JOAQUIM FÉLIX
    - ANTÓNIO ALBERTO CARAT~ºAO MARQUES
    - JOSÉ DE FREITAS MOURA
    - JOSÉ MELO
    - DOMINGOS JOSÉ FERREIRA
    - MÁRIO LEÃO
    - ANTÓNIO ANTUNES PERNA

    FERNANDO PINTO ADRIÃO, tem à entrada do nosso Parque DEsportivo, gravado num marco o seu nome. RINGUE FERNANDO ADRIÃO.

    Respeitamos a memória de todos os que deram o seu melhor em prol deste Clube.

    Até sempre.

    ResponderEliminar