quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PROCEDIMENTOS QUE ME DESGOTAM - NEM SEMPRE OS IDOLOS SÃO COMPLETOS NA SUA FORMAÇÃO

Em 1983, integrei uma comitiva do FUTEBOL BENFICA, que se deslocou a ALJUSTREL, para disputar com o MINEIRO ALJUSTRELENSE um jogo de hóquei patins, integrado no 50º Aniversário daquele Clube.
As comemorações constavam de um colóquio sobre desporto que se realizou no Teatro Garcia Resende.  Na Mesa do Colóquio, estiveram presentes, CARLOS ARSÉNIO (jornalista), FERNANDO CABRITA (na altura treinador da selecção nacional de futebol), FERNANDO ADRIÃO (jogador de hóquei patins) e eu próprio, entre outros.
Conheci pessoalmente nesse colóquio  o FERNANDO ADRIÃO, que também não me conhecia e por isso teceu várias considerações sobre a sua vida desportiva e falou de seu pai dizendo que muito tinha feito pelo hóquei patins nacional e ninguém tinha reconhecido.
Não esperava o FERNANDO ADRIÃO que alguém estivesse ali  para repôr a verdade nas suas afirmações. Claro que quando me anunciei, como Dirigente do FUTEBOL BENFICA, educadamente pedi desculpa, para discordar daquilo que ele dizia e surpreendi-o, pelo conhecimento que tinha do seu pai. Obviamente  que esclareci-o acerca do que o CLUBE FUTEBOL BENFICA havia feito
por ele e se alguém tinha perpetuado o nome do seu pai para todo o sempre, tinha sido o FUTEBOL BENFICA ao atribuir ao seu ringue o nome de FERNANDO ADRIÃO,
Isto como disse remonta ao ano de 1983. Hoje volvidos que são 27 anos após aquele acontecimento, sou novamente surpreendido ao ler o jornal A BOLA e verifricar que numa reportagem sobre o Dramático de Cascais aparece todo o espólio de FERNANDO ADRIÃO (filho).
De facto, às vezes somos surpreendidos com atitudes menos dignas e apesar de já não estar entre nós, não deixa de ser criticável a atitude de FERNANDO ADRIÃO ao entregar todo o seu espólio a um Clube que nada teve a ver com a sua carreira e com a do seu pai.
FERNANDO ADRIÃO, foi sempre acarinhado no FUTEBOL BENFICA e foi também algumas vezes homenageado neste Clube pela sua extrordinária carreira, quando vinha a Portugal . Seu pai foi galardoado com a Medalha de Ouro do Clube.
Aqui estão os motivos pelos quais acho que o procedimento de FERNANDO ADRIÃO não esteve em consonância com o jogador que efectivamente foi. Os campeões também se revelam pelo seu caracter e FERNANDO ADRIÃO marcou a sua vida por atitudes pouco dignas, tal qual como esta. Infelizmente há campeões de pés de barro que esquecem com facilidade as suas origens.  

4 comentários:

  1. Caro Lau

    Lembro-me que quando Fernando Adrião (filho) veio, à então Metrópole, pela primeira vez, para representar a selecção nacional, ter sido homenageado no antigo Rinque Fernando (Pinto) Adrião, pelo nosso clube, especialmente por ser filho de quem era.

    Já lá vão mais de 50 anos, mas julgo lembrar-me que na altura foi colocada uma foto do Fernando Adrião equipado “à Futebol Benfica”, na sala da direcção da antiga sede da Rua Cláudio Nunes, 30, bem perto de outra foto onde estavam 3 (ou 4?) jogadores do Clube que tinham acabado de representar a selecção nacional de Juniores, dos quais um deles penso que era o Jaime Figueiredo.

    Fico triste com essa notícia sobre o espólio de Fernando Adrião, mas os homens definem-se pelas suas atitudes, e homens sem memoria…

    Saudações desportivas

    CRSousa

    ResponderEliminar
  2. Exmo. Sr. Estanislau,

    Numa passagem pela internet pelas memórias e registos de Fernando Adrião deparei-me com este seu apontamento de opinião neste espaço em que tão bairristicamente chama de "Dicas do Lau".
    Còmeço por também e à semelhança do que o Sr. diz ter feito em 1983 a Fernando Adrião, me apresentar. Chamo-me Alexandre Andrade Adrião e sou neto de Fernando Pinto Adrião e filho de Fernando Amaral Adrião. De Facto somo à sua "desgotação" vulgo desgosto, o meu espanto e surpresa pelo que escreve...
    Não tanto pela sua mágoa em relação ao destino do espólio desportivo de meu Pai, ambição de qualquer Clube, mas mais pela sua veleidade na avaliação do seu carácter no que toca a esta decisão que tomou ainda em vida. Além de muitas coisas só dignas de algo como as "Dicas do Lau" o Sr. revela e enquanto dirigente desportivo, um grande desconhecimento não só da pessoa em causa e do seu trajecto desportivo, mas até mesmo do que vai acontecendo no mundo do hóquei. Senão teria conhecimento da existência do Museu Fernando Adrião no Dramático de Cascais desde 2007, altura em que foi inaugurado, uma vez que tal facto foi notícia em vários canais dos MEDIA. Também não percebo qual a razão de ser, do espólio desportivo ir para aí. Se é certo que o meu Avô foi um dos fundadores/entusiastas do Futebol Benfica, o meu Pai nunca teve qualquer relação com o mesmo, senão a de simpatia.
    Penso que nem a si, nem à massa associativa nem ao Clube ficou o meu Pai a dever coisa alguma. No entanto há algo que o Sr. a ele deve e á sua memória - RESPEITO. Respeito pela figura do Desporto Mundial que foi e respeito pelo facto de não estar cá para lhe responder. Despeço-me informando-o que Fernando Amaral Adrião, foi a título póstumo homenageado da Gala do Centenário da República na passada semana e o galardão que recebeu não tinha pés de barro. Como não tem pés de barro o desportista e ídolo de tantos que foi. Tem no entanto e terá, na sua descendência, quem cuide de acautelar o respeito devido ao seu bom nome e á sua memória.

    Alexandre Adrião

    ResponderEliminar
  3. Exmº Senhor Alexandre Adrião,

    Claro que não vou, como se costuma dizer, lavar roupa suja, aqui no blogue. Todavia se quiser saber se eu sei ou não a história do seu pai, do seu avô e do seu bisavô e do bem que o meu clube fez à sua familia, aqui deixo o meu telemóvel - 931 629 448 -e eu explico-lhe, tá bem?
    Não vou entrar em mais considerações, nem no que respeita à apreciação que faz do meu blogue, nem ao facto do meu conhecimento desportivo, parece-me desajustado estar a falar consigo sobre isto.
    No entanto prometo-lhe colocar neste mesmo sitio umas fotografias do seu pai, para lhe provar que você perdeu uma rica oportunidade para estar calado. Aliás se lesse o comentário acerca do meu artigo, DE UM SÓCIO DO CLUBE COM MAIS DE 50 ANOS DE FILIAÇÃO PERCEBIA PERFEITAMENTE A NOSSA INDIGNAÇÃO. Sócio que muito prezo e que se chama CARLOS REBELO DE SOUSA, que, apesar de viver na Madeira hà longos anos prova ser pessoa de elevados sentimentos e é precisamente isso que eu critico na atitude do seu pai. RESPEITO ? Respeito é respeitar as origens, o passado, as homenagens, a perpetuação de um nome de família. Isso tudo foi ignorado. Então?
    RESPEITO é aquilo que eu exijo todos os dias por este Clube em nome daqueles que já partiram e que dignificaram a camisola e este emblema, essa é a minha missão e você acredite que o faço com empenho, com muita força, com muita dedicação, por isso não aceite traições. Sou defensor da moral, do bem e sobretudo do reconhecimento e da gratidão, esses são os meus valores.
    Boa noite.

    ResponderEliminar
  4. Caro Lau:

    Seria interessante que o Sr. Alexandre Adrião tivesse conhecimento das fotos tiras vai para mais de 50 anos, como refere o Carlos de Sousa.
    Um abraço

    ResponderEliminar