quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O ESTADO SOCIAL

ALFREDO BRUTO DA COSTA
Um homem que tem dedicado toda  a vida ao estudo e investigação no dominio da pobreza


NO MOMENTO EM QUE TANTO SE FALA EM ESTADO SOCIAL
BRUTO DA COSTA afirmou, recentemente, que o número de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza atinja os 2,2 milhões, número que corresponde a cerca de 22% da população portuguesa.

 O coordenador do estudo “Um Olhar Sobre a Pobreza”, Alfredo Bruto da Costa, não tem dúvidas: os baixos salários são um problema grave, que contribui para a pobreza em Portugal. É preciso aumentar os ordenados e democratizar as empresas.





NÚMEROS DO ESTADO SOCIAL - O Orçamento de Estado  para 2011 prevê um corte de 1,8%, quer dizer as despesas com funções sociais absorvia do PIB 18,2% passando agora para 16,4% do PIB.

NÚMEROS PREOCUPANTES PARA O BEM ESTAR DOS PORTUGUESES

 - Menos 984 milhões para o Orçamento da Segurança Social
- Menos 600 milhões para o Serviço Nacional de Saúde
- Menos 884 milhões para a Educação
- Menos 370 milhões para o Ensino Superior

Quer isto dizer que em áreas fundamentais, do Estado Social, o corte na despesa vai sofrer um corte de cerca de 3000 milhões de euros, o que nos permite desde já prever as dificuldades que sobretudo aqueles que vivem da força do seu trabalho e nomeadamente os que menos ganham, que são a maioria dos portugueses, vão ter enormes dificuldades. 
A juntar a estes números, que nos aterrorizam, temos a subida do IVA em mais dois pontos, ou seja passa de 21% para 23%.

Não há dúvida nenhuma que é necessário modificar a política económica. Esta política económica, superiormente ordenada pela EUROPA DO CAPITAL, não serve e coloca-nos no futuro num problema demasiadamente grave e de consequências sociais imprevisiveis.
Os " papagaios " que todos os dias entram pelas nossas casas a falar de mercados, só falam de mercado porque estão ao serviço dos mesmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário