domingo, 7 de novembro de 2010

QUE TRISTE SINA A DESTE CLUBE ...



 CONFIANÇA, FORÇA, BRAVURA

EIS: CLUBE
                            FUTEBOL
                                             BENFICA


"Optimismo é a fé que leva à realização. Nada pode ser feito sem esperança ou confiança. (Helen Keller)




A coragem é a força de resistir e de sofrer  

                                       
A bravura de um homem está na junção da sua vontade de vencer e na sua resistência a derrotas.
(Marcelo Gigliotti)



Estas três palavras: CONFIANÇA, FORÇA, BRAVURA, representadas aqui por figuras que definem esses valores e também por provérbios, são bem, o caminho e a vida deste clube. 

Perante as injustiças que temos assistido ao longo da vida, se não tivessemos CONFIANÇA, FORÇA e BRAVURA, certamente, este Clube, estaria hoje no rol dos desaparecidos. Mas não, houve sempre quem lutasse denodadamente por objectivos, quanto mais não seja pela sobrevivência, mas também na esperança de um futuro melhor.
Algumas metas têm sido atingidas. A primeira das quais é sem dúvida a continuação da nossa existência. A consolidação da mesma obteve-se quando com muita luta e dedicação dos homens da altura, conseguiram a área de terreno que hoje nos pertence pagando uma renda mensal à CML.
 A saida da Estrada de Benfica foi um momento decisivo na vida do Clube, aí garantimos a continuação com a transferência para a Quinta da Casquilha, mas quando para ali nos mudámos em 1962 tinhamos objectivos estruturais que ainda hoje não foram atingidos. Refiro-me concretamente à pretensão da construção do Pavilhão e da Piscina. Olhar para trás, para 1962, e verificar que estas aspirações têm sido constantemente adiadas provoca um sentimento de revolta e de injustiça.
Revolta e injustiça, são palavras amargas, mas com fundamento porque é disso mesmo que se trata. 
O FUTEBOL BENFICA, ao longo da sua história, mais de cem anos de vida, sempre foi um clube ecléctico. FUTEBOL, HÓQUEI CAMPO, HÓQUEI PATINS e MARCHA DE BENFICA, modalidades mestras, têm sido sempre acompanhadas por outras, como o KARATÉ, GINÁSTICA, mais recentemente HOQUEI DE SALA, FUTSAL, PATINS EM LINHA, FUTEBOL FEMININO, GINÁSTICA, NATAÇÃO, CANICULTURA, CAMPISMO e outras que embora continuem bem representadas na nossa Sala de Troféus, deixaram de fazer parte do eclectismo do Clube como o BILHAR, CICLISMO, LUTA TRACÇÃO, PINGUE-PONGUE, ANDEBOL, BASQUETEBOL, RAGUEBY, VOLEIBOL, ATLETISMO e FOX-BALL e por tudo isto, este Clube - o CLUBE FUTEBOL BENFICA - devia merecer e merece um tipo de tratamento mais consentâneo com esta realidade, até porque temos sido exemplares na aplicação das benesses que nos têm sido concedidas. Quando nos foi concedido o direito a construir a Bomba de Gasolina, a verba daí proveniente foi aplicada na construção do campo sintético, podiamos ter outra orientação, mas investimos em estruturas desportivas e bem. 
Ver Piscinas e Pavilhões construidos em Lisboa e este Clube histórico, que vem de 1895, não ter tido ainda a oportunidade de ver no seu espaço físico  essas estruturas pelas quais luta há  mais de 60 anos é de facto revoltante.     
Também é certo que vão longe os tempos em que BENFICA tinha gente que sentia os problemas da Freguesia, hoje tudo é diferente, estamos habituados. Estamos habituados às dificuldades e a resolve-las sózinhos.
Alguns exemplos são elucidativos da nossa mágoa, da nossa tristeza, da nossa grande frustração, ou seja, nas deslocações ao Porto, há meses pagavámos à Câmara Municipal de Lisboa 416,00 Euros, pela cedência do autocarro, presentemente pedem-nos 1600,00 Euros para igual deslocação; em 7 pedidos à Junta de Freguesia de Benfica, para deslocar a equipa de Séniores de Futebol, obtivemos apenas a permissão para 3 deslocações até ao final do ano, não se sabendo de momento como vai ser o ano de 2011.
Lamentavelmente e por força da dinamização DESPORTIVA que observam no clube, muitos pensam que vivemos com subsidios da Junta e da Câmara, não passa de um engano inadmissivel e mal esclarecido, pois o FUTEBOL BENFICA paga IMI, TAXA  DE ESGOTOS  e RENDA à CML, temos a fama mas não o proveito. Digamos portanto que vivemos dos nossos recursos e é assim que queremos efectivamente, todavia, não aceitamos é discriminação e muito menos injustiças e desconsiderações, 
É um desabafo, este que aqui deixo, mas é também um recado. Espero e desejo ficar por aqui. Sobre este assunto, até breve.
           
  

                                                                   

Sem comentários:

Enviar um comentário