terça-feira, 22 de março de 2011

CONTINUO A DIVULGAR HOMENS QUE CONHECI E QUE DERAM CORPO E ALMA A ESTE CLUBE


 
GALERIA DE CAMPEÕES
A EMOÇÃO … A GRANDEZA … A SATISFAÇÃO … A REALIDADE !
É O CLUBE FUTEBOL BENFICA NA SUA VERTENTE HISTÓRICA.
                                                                 Por Domingos Estanislau

Na minha incursão pelo País com actividades do Clube, fui encontrando aqui e acolá, pessoas que de uma ou outra forma, em tempos, estiveram ligados ao Clube Futebol Benfica. Dirigentes, atletas e sócios ou simplesmente meros simpatizantes encontrei-os  quer no Norte, Centro ou Sul do País. São factos que hoje passo a publicar e que demonstram também a nossa grandeza.

.....................................

Foi aqui perto. Noutro Concelho, noutro Distrito, bem perto  é certo, mas não deixa de ter algum significado.

Estava sentado, num café, numa localidade onde a nossa classe de ginástica ia actuar, concretamente na Moita do Ribatejo. Surpreendeu-me uma voz vinda de trás: VIVA O FUTEBOL BENFICA. Claro que é aliciante, é cativador, é bom, numa terra que não é a nossa haver alguém que reconheça este grande Clube.

O sujeito em causa, que não o conhecia de lado nenhum, cumprimentou-me e lá foi fazendo perguntas acerca do Clube, nomeadamente qual a razão porque estava eu ali. Respondi-lhe com a mesma simpatia com que fui abordado  que estava com uma classe de ginástica do Clube no Sarau que ali, na Moita, ia decorrer.

Parece que não tem nenhum significado este pormenor. Mas este facto fez-me pensar  e relançar algumas ideias acerca do desconhecimento total que pessoas  responsáveis em várias áreas, têm sobre a vida deste Clube.

Nesta matéria de acontecimentos nunca se é fastidioso ao relembrarmos situações vividas noutras áreas do País e bem distantes umas das outras, porque isto é efectivamente o reflexo da nossa grandeza, da nossa dimensão, da nossa cultura desportiva, daquilo que ao fim e ao cabo há décadas temos vindo a fazer tanto no campo desportivo , como no social ou mesmo no recreativo. Um Clube relembrado   ou conhecido  por onde passa  não é um caso de somenos importância, antes pelo contrário, é porque tem carisma, tem trabalho realizado, tem pergaminhos, tem prestigio. 

Há momentos na vida em que pequenas coisas tocam-nos e alertam-nos. Julgo que foi importante aquela cena e obrigou-me a reflectir  e muito sobre o Futebol Benfica. É incrível  como um mero cumprimento me leva ou levou tão longe e é por isso que aqui vão surgir outras situações vividas ao longo dos anos por mim ao serviço do Clube.

 Há uns anos atrás numa entrevista a um jornal eu dizia  “Estou grato a esta experiência”, referia-me naturalmente ao Clube. Este, enriqueceu-me sobre o aspecto cultural e espiritual. Aperfeiçoou-me o conhecimento da vida. Ajudou-me a compreender melhor as pessoas, a perceber as suas dificuldades, deficiências, transmitiu-me um conhecimento real da sociedade, lidei com muita gente de vários extractos sociais, adquiri muitos conhecimentos relativamente a pessoas mas a verdade é que toda esta vivência me transmitiu valores e a curiosidade pelas coisas, pela vida e isso obviamente me foi útil em termos do conhecimento. Percebo que há objectivos na vida mais profundos do que aqueles que muitos procuram, humanamente seria faltar à verdade se não dissesse que todos estes factos contribuíram para aquilo que hoje sou, não estou a afirmar que sou melhor ou pior que qualquer outro, sei que fui moldado à medida desta experiência enriquecedora que foi adquirida por força deste Clube e por isso dou um valor extraordinário às situações que fui vivendo por este Portugal fora

 .................

HERNANI PEREIRA DE SOUSA
Um dirigente da velha guarda


HERNÃNI PEREIRA DE SOUSA, é sócio do Clube desde 21.5.34 e foi um dirigente a quem este Clube muito deve.

Tal qual como muitos outros e há moda antiga, também foi atleta do Clube e por isso se dedicou de alma e coração ao Futebol Benfica. Era assim o dirigismo antigamente.

HERNÂNI SOUSA foi durante 10 anos Presidente do Clube, tendo sido várias vezes Presidente da Assembleia Geral.  Enquanto pôde foi de uma dedicação extraordinária.

De lamentar a forma como saiu da Presidência do Clube. Merecia, pelo trabalho que realizou e pela sua dedicação ao Clube, outra saída. Aconteceu comigo. A minha lista opunha-se a lista de HERNÂNI SOUSA, que mal aconselhado resolveu recandidatar-se. Nada disto invalida que não reconheça neste homem um elemento altamente válido pelo trabalho realizado ao serviço do Clube.

Fiz parte de algumas Direcções com HERNÂNI SOUSA, com o qual aprendi algumas regras, sempre lhe fui leal e amigo e hoje continuamos amigos, apesar daquela divergência circunstancial, mas os homens de carácter são assim. Respeitam-se e admiram-se, é o nosso caso.

HERNÂNI SOUSA é o único sócio vivo que é do período da Reorganização do Grupo Futebol Benfica, portanto um profundo conhecedor da história do Clube.

Aqui há uns trinta anos, era impossível falar-se do FUTEBOL BENFICA, sem ligarmos ao Clube a figura de HERNÂNI DE SOUSA, GUILHERME VALENTIM, FERNANDO MOTA, AURÉLIO PAIS, todos dirigentes de alta craveira.

Pelos anos, mas mais pelos seus feitos ao serviço do Clube, é sem dúvida um daqueles elementos que obviamente tem que fazer parte da história deste Clube.


(10.32008- Domingos Estanislau)




FERNANDO SARAIVA DA MOTA

Um homem que viveu o Clube intensamente




FERNANDO MOTA foi um dos homens que viveu intensamente a vida do FUTEBOL BENFICA. Fez-se sócio do Clube desde 12.11.1940 e até ao seu falecimento esteve sempre disponível para colaborar com o Clube. Foi um homem sempre empenhado na actividade do Futebol Benfica.

Nas causas mais importantes por que passou o Clube, nestes últimos 20/25 anos, FERNANDO MOTA, esteve sempre ligado a elas. Foi Presidente da Assembleia-geral por um largo período de tempo, tendo desempenhado um importante trabalho no acompanhamento que fez junto dos outros Órgãos do Clube.

Desde muito novo que este homem se dedicou ao Clube, começando também, na senda de muitos outros dirigentes, primeiro como atleta, depois como dirigente de alto gabarito.

Foi um daqueles sócios que o Clube muito ficou a dever tais foram os serviços que prestou, não só no âmbito da dedicação, mas ainda materialmente.

Nos momentos críticos do Clube esteve sempre presente, nunca se refugiou, relembro as muitas conversas que tivemos acerca das dificuldades, que sempre foram muitas, e da preocupação de FERNANDO MOTA em trabalhar no sentido de garantir a existência do Clube.

Para além dos serviços relevantes que já tinha prestado ao Clube, antes de me acompanhar quando assumi o cargo de Presidente do Clube, FERNANDO MOTA já havia sido Presidente do Clube entre 1969 e 1971. Em 1988 quando nos candidatámos, ele como Presidente da Assembleia Geral, Guilherme Valentim como Presidente do Conselho Fiscal e eu como Presidente da Direcção, posso dizer que realizámos trabalho em conjunto e no qual FERNANDO MOTA foi um bom conselheiro que me acompanhou a par e passo em todas ocasiões.

O Clube cresceu, com o entusiasmo que nos norteou, não só os três, mas todos os outros que nos acompanharam, o FUTEBOL BENFICA criou condições e desenvolveu-se. Foi com este grupo de homens que se construíram as bombas de gasolina, a construção de lojas, o arrelvamento e a construção de um segundo campo, enfim … o Clube ganhou um segundo fôlego.

(10.3.2008 – Domingos Estanislau)






JOSÉ FRANCISCO RAMOS
Uma forma especial de viver o Clube

JOSÉ FRANCISCO RAMOS, de seu nome completo, nasceu em Vila Verde dos Francos-Alenquer, em 30.5.21.

Veio viver para Benfica desde muito novo, ligando-se ao Clube como sócio em 6.11.35, quando o Clube praticamente se reorganizava. É actualmente o sócio nº 27 e é ainda sócio Benemérito e de Mérito.

JOSÉ RAMOS tem sido um dedicado associado. O seu nome está ligado a muitas obras no Clube. O seu empenho e dedicação têm manifestando-se em vários campos da vida do Clube, desde o campo financeiro ao desportivo, passando ainda pela vertente patrimonial.

A sua figura é por demais conhecida de todos os sócios do Clube, é por assim dizer daqueles sócios que não passa despercebido do resto da massa associativa. Por isso mesmo as suas posições e opiniões são aceites por um vasto sector de associados.

Tem feito parte várias vezes dos Corpos Gerentes do Clube e ainda de Comissões, nomeadamente da Comissão Pró-Pavilhão, onde foi o grande dinamizador de uma obra que ainda está por concluir. Faz parte presentemente do Conselho Fiscal, eleito na ultima Assembleia Geral que elegeu os actuais Corpos Gerentes.

Este homem que aqui vos deixamos é sem dúvida alguma uma figura do CLUBE FUTEBOL BENFICA.


(Publicado no Boletim  do  Clube nº 6 de 1988)







Sem comentários:

Enviar um comentário