quarta-feira, 23 de março de 2011

E A HISTÓRIA CONTINUA ...

GALERIA DE CAMPEÕES

NO DIA DE HOJE

e NESTE MÊS DE mARÇO, CONTINUO A DIVULGAR A HISTÓRIA DO MEU CLUBE COM GRANDE ENTUSIASMO E ORGULHO.
Por isso  aqui reproduzo o documento que veio a reorganizar o Clube. Devido à Constituição da Republica Portuguesa daquele tempo teve que se substituir a palavra Grupo por Clube.

MANIFESTO À POPULAÇÃO DE BENFICA SOBRE A REORGANIZAÇÃO DO GRUPO FOOT-BALL BENFICA


Exmº. Senhor,

Sendo a freguesia de Benfica uma das que hoje conta com um elevado número de fogos e ainda devido ao seu grande desenvolvimento, quer industrial, quer comercial, não estar em relação a muitas outras de bem  menor importância e que hoje desenvolvem a sua actividade em todos os sentidos, vimos rogar a V.Ex.ª a sua atenção para este apelo.

Esta freguesia, que em tempos que não vão longe foi uma das mais progressistas dos arredores da capital, devido aos desportos que então se praticavam, encontra-se hoje num estado apático que não deve continuar por mais tempo. As causas que levaram a este estado são várias e por isso escusamos de as enumerar.

Encontrando-se presentemente, uma grande parte dos habitantes da freguesia a dar novamente a animação  de outros tempos, resolveu a Comissão abaixo designada dar começo aos trabalhos de organização e apelar para todos os seus moradores para que ajudem a levar a cabo a ingrata missão de que acaba de ser investida, inscrevendo-se como sócio do Grupo Foot-Ball Benfica, Grupo que em tempos idos tão gratas recordações nos deixou e o qual, estamos certos, continuará a honrar as suas antigas tradições.

A quota mínima é de 2$00, sem mais encargos, esperando a Comissão que V.Ex.ª se digne assinar a proposta junta, o que desde já muito agradece.




                                                                                        A COMISSÂO
                                                                                 António Joaquim Felix
                                                                                 António Alberto Caratão Marques
                                                                                 José de Freitas Moura
                                                                                 João Melo
                                                                                 Domingos José  Ferreira
                                                                                 Mário Leão
                                                                                 António Antunes Perna


Março, 1933




O Acto de Posse dos Corpos Gerentes efectuado em 16.4.53, nas instalações sociais do Clube.
Belo exemplo da vida interna do FUTEBOL BENFICA  e da atenção que os sócios dedicavam a estes actos.



Jantar de homenagem aos campeões realizado na ESPLANADA RESTAURANTE "SOZINHITO"
1959


E cá vai mais um acontecimento que vivi por este País fora ...

Em AVEIRO, há uns anos, ia iniciar-se o jogo BEIRA MAR – FUTEBOL BENFICA para a Taça de Portugal quando sou abordado pelo graduado da Polícia que me transmitiu que havia alguém que me queria falar. Repentinamente pensei que era o Sérgio que tinha estado em Moçambique na tropa comigo e era natural que assim fosse porque o Sérgio é de Aveiro e foi em tempos “doente” pelo Beira Mar. Mas não, surge-me, ao fundo do túnel, onde me encontrava, um “jovem” com mais de oitenta anos, a lacrimejar, com uma foto muito antiga apontando para a mesma dizendo: eu sou aquele… eu joguei no Futebol Benfica… que saudades…
Vivi em Lisboa um bom par de anos e nunca esqueci os tempos lá vividos e sobretudo o Clube e com um misto de alegria e saudade, afastou-se de mim com um abraço e foi ocupar certamente o seu lugar no campo e eu dirigi-me para o Camarote que estava reservado à Direcção do Clube.
 Muito sentimental esta situação.

3 comentários:

  1. Caro Lau:

    Parabéns ao Clube Futebol Benfica pelos 78 anos em prol do Desporto Nacional e como autêntico viveiro de Campeões.
    Viva o Clube Futebol Benfica
    José Tibúrcio

    ResponderEliminar
  2. Caro Lau

    Obrigado!

    É com imensa saudade dos meus tempos de menino que através destes seus repositórios, recordo alguns senhores que eram referências de Benfica e do Futebol Benfica. Calcule a minha emoção ao ver na ementa do jantar do Sozinhito as assinaturas do meu pai e do meu avô, e também de um tio.

    Nesse programa quantos nomes, em assinaturas que se reconhecem, me fazem voltar aos tempos que passava na sede da Cláudio Nunes, 30 e no rinque e no campo da Estrada de Benfica.

    José Ramos, Aurélio Pais, Paulo Ferreira, Manuel Espírito Santo, Carmindo, Vítor Carvalho, Simões de Carvalho, Alfredo Neto, António Perna, Videira, Eduardo Sousa, Ernesto Saraiva, Fagulha, Salvador eram todos eram todos homens que conheci, e respeitei, na minha meninice. Quando Benfica era uma aldeia dentro de Lisboa e todos nos conhecíamos.

    Orgulho no passado, para conquistarmos o futuro.

    CRSousa

    PS - Um abraço para o José Tiburcio

    ResponderEliminar
  3. Meu caro amigo Carlos Sousa,

    Em primeiro lugar quero dizer ao meu amigo que é também com grande emoção que vou colocando aqui no blog a história do nosso grande FUTEBOL BENFICA.
    Conheci todos aqueles que aqui estão referidos que construiram e deram prestigio ao nosso Clube. Foram homens que deixaram um rasto de dignidade, de honradez, que transmitiram-nos valores que nos formaram como homens de bem. Eu estou feliz por ter conhecido toda essa gente e por me terem ajudado a formar o homem que hoje sou, por isso a minha divida ao FUTEBOL BENFICA tem vindo a ser paga com a minha dedicação não esquecendo todos aqueles que trabalharam e dignificaram o Clube ... e foram muitos.
    Meu caro Carlos Sousa é verdade que Benfica já não é o que era. Hoje é uma aldeia globalizada em que ninguém se conhece, não é exagero dizer que o que resta dessa Benfica de outros tempos ainda é o FUTEBOL BENFICA.
    As palavras do meu amigo entusiasmam-me e dão mais fulgor para continuar a lutar pelos objectivos que me propus, nomeadamente, dignificar este nome e construir as ambições de muitos que já partiram, construir um Pavilhão, luta de decadas e transformar também as nossas instalações de forma a adequa-las ao tempo presente.

    Um grande abraço CRSOUSA.

    PS - o abraço ao Tiburcio será entregue. Ele visita o blog todos os dias e verá certamente a referência a ele

    ResponderEliminar