sexta-feira, 25 de março de 2011

MAIS HISTÓRIA, MAIS GRANDEZA


GALERIA DE CAMPEÕES

O MANIFESTO À POPULAÇÃO RESULTOU NA PRIMEIRA ASSEMBLEIA QUE A SEGUIR SE TRANSCREVE NA INTEGRA.

Aos 23 de Março de 1933, pelas 21,30 horas, teve início na Rua Cláudio Nunes 30, Sede da Sociedade Filarmónica de Benfica, uma Assembleia proposta por uma comissão pelos Exmºs. Senhores:: JOSÉ FREITAS MOURA, DOMINGOS JOSÉ FERREIRA, ANTÓNIO ALBERTO CARATÃO MARQUES, JOAQUIM FÉLIX, MÁRIO LEÃO, ANTÓNIO ANTUNES PERNA, comissão esta que se propunha reorganizar o GRUPO FUTEBOL BENFICA.

A sessão foi aberta pelo senhor  António Alberto Caratão Marques, que em nome da comissão convidou para a presidência da mesa o senhor José Miguéis. Aceite por este senhor o convite, foi por ele convidado  para 1º Secretário o senhor Manuel dos Santos Sousa e para 2º secretário o senhor Artur Gomes.

Aberta a sessão, o senhor José Miguéis agradece e dirigindo-se à mocidade de Benfica, que na sua grande maioria constituía a assistência da sala, tem palavras de louvor e merecimento pela maneira entusiástica como estão aceitando o ressurgimento do GRUPO FUTEBOL BENFICA.

Usou da palavra em seguida o senhor António Caratão Marques, que propõe que seja discutido o emblema, equipamento e nome do clube, visto que tem que fazer parte dos estatutos. Foi proposto, entretanto, pelo senhor Artur Alves que a comissão se manifeste apresentando o emblema que escolheu.

A comissão apresentou então o que viria a ser o emblema do Clube, que, apesar de tudo, foi objecto de discussão. O senhor Tito David discordou do emblema, uma vez que o achava muito parecido com emblemas doutros clubes, citando como exemplo o Clube União de Lisboa, Clube dos Caminhos de Ferro Portugueses, etc.

Outro interveniente na discussão, o senhor Torres, propõe que seja o antigo emblema do GRUPO FUTEBOL BENFICA, dizendo o senhor Ernesto dos Santos que o antigo emblema não chegou a ser aprovado em assembleia geral pelo antigo grupo, por isso opta pelo novo emblema. Contrapõe o senhor Torres, dizendo que deve ser usado o antigo emblema, pois que não quer dizer com isto que pelo facto de não ter sido aprovado o antigo emblema vã tirar o mérito ao passado glorioso que teve o GRUPO FUTEBOL BENFICA.  O SENHOR José Miguéis é também da opinião que seja o antigo emblema, visto ser o ressurgimento do Grupo Futebol Benfica, e pede à assembleia que se manifeste sobre o assunto. Postos os emblemas à votação, foi aprovado por maioria o proposto pela Comissão Organizadora. Estava assim definido o emblema do Clube (que é o actual). Prosseguiria a assembleia, agora com discussão sobre o nome do Clube, começando a tomar forma o Clube Futebol Benfica como viria a chamar-se depois de encerrada esta sessão. Sobre este assunto, o Sr José Miguéis começa por lembrar à assembleia que embora seja reorganização do Grupo Futebol Benfica este não poderá manter este nome porquanto a palavra grupo… só pode por lei ser usado por núcleos de indivíduos que não exceda 21 pessoas.

 O senhor António Caratão Marques, em nome da Comissão, propõe que seja o Clube futebol Benfica. Posto à votação, é aprovado por maioria pela assembleia.
Em seguida entra-se na discussão do equipamento que o clube viria a utilizar. Trabalho também apresentado pela Comissão e que consistiu em camisola às riscas transversais encarnado e preto, sendo os canhões das mangas e o calção em branco, posto à votação é aprovado por maioria.

Propõe o Sr José Migueis à assembleia, em seguida, a leitura dos estatutos organizados pela comissão, sendo lidos Manuel dos Santos Sousa. Finda a leitura, foram estes aprovados por unanimidade.

Como é óbvio procedeu-se depois à eleição dos corpos Gerentes, os quais viriam a ser os primeiros do Clube.
Entraram nas urnas 103 listas e depois de vários acertos uma vez que houve vários sócios eleitos para vários cargos, ficaram  constituídos os primeiros Corpos Sociais do Clube

O entusiasmo era transbordante no meio populacional e o que se dizia na assembleia-geral sobre a reorganização era que haveria que honrar e defender o prestígio já alcançado pelo GRUPO FUTEBOL BENFICA. Quer isto dizer, portanto, que o GRUPO FUTEBOL BENFICA já havia atingido posições de destaque e por isso mesmo a reorganização constituía por si só um bom incentivo para que as pessoas que tomaram sobre os seus ombros tamanha tarefa se empenhassem e encontrassem nesse passado forças e coesão. Assim foi e rapidamente o Clube atingiu e reconquistou posições de destaque, progredindo, desenvolvendo-se e impondo-se como força desportiva na freguesia.
(tem continuação amanhã esta parte da história do clube)


OPERÁRIO CARPINTEIRO, PESSOA BASTANTE ESTIMADA EM BENFICA,  A SUA  FAMILIA  ESTEVE SEMPRE LIGADA AO GRUPO FUTEBOL BENFICA. SEU SOBRINHO NORBERTO SILVA, FOI DURANTE LARGOS ANOS SECRETÁRIO DA ASSEMBELIA GERAL DO CLUBE, NAS DECADAS DE 60 E 70, ABANDONANDO ESTAS FUNÇÕES PELA IDADE AVANÇADA. FRANCISCO LÁZARO, UM HOMEM DO FUTEBOL BENFICA,  FALECEU NA MARATONA DE ESTOCOLMO, EM 14 DE JULHO DE 1912. A SUA MORTE CAUSOU BASTANTE CONSTERNAÇÃO NA FREGUESIA NA ALTURA, TENDO O GRUPO FUTEBOL BENFICA, COM UM GRUPO DE COLECTIVIDADES PRESTADO UMA HOMENAGEM SENTIDA.

Sem comentários:

Enviar um comentário